quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Privatizações? Não, petista não privatiza







Gerson Tavares


Todos se lembram quando o governo começou a privatizar tudo aquilo que dava prejuízo e a oposição da época, sempre liderada pelo “sapo barbudo”, gritava aos quatro cantos que o governo estava entregando o país nas mãos dos empresários.

Mas foi privatizando que a “Companhia Siderúrgica Nacional”, foi salva e hoje é uma empresa rentável e muito bem rentável. A “Vale do Rio Doce” estava no vermelho e hoje é uma das maiores empresas do mundo. E muitas outras empresas, enquanto “cabide de emprego”, que só deram prejuízos aos cofres públicos, hoje não sabem mais o que é problema de dinheiro.

Mas para os opositores da época eram exatamente onde eles podiam colocar seus cabos-eleitorais para manterem as campanhas políticas, sim, porque nunca alguém era empregado em alguma daquelas empresas para trabalhar e sim para cabalar votos. E como eles sabiam muito bem, empresas privatizadas representavam portas fechadas para as campanhas políticas.

E o tempo passou e aqueles que eram oposição viraram situação e então chegou a hora de virar o discurso e as privatizações passaram a ser o grande assunto do dia. Lula em seus oito anos de governo privatizou, mas foi um pouco tímido. Então, quando da eleição de 2010, na campanha da Dilma Rousseff voltou o discurso contra as privatizações e foi então que Lula e seus asseclas usaram o discurso que o José Serra eleito iria mais uma vez entregar o Brasil nas mãos dos empresários. E o José Serra perdeu, Dilma assumiu e lógico, não existiriam mais medos de “entregar” o país.

Só que o governo Dilma andou metendo os pés pelas mãos e prometeu à FIFA e ao COI coisas que nunca teria condição de cumprir. Estádios e aeroportos eram os principais pontos e os mais difíceis de serem atendidos pelo governo.

Então veio a ideia de “entregar” o país aos empresários. com o Maracanã praticamente, depois de reformado, claro, já entregue ao Eike Batista, também os aeroportos já começaram a ser “entregues”. Guarulhos, Brasília e Viracopos já não são mais nossos e outros serão “entregues” muito breve também.

Mas petista tem saída para tudo e foi aí que o “explorador dos estudantes”, Lindberg Farias, que é senador pelo Rio de Janeiro, resolveu soltar a sua voz para falar sobre as privatizações e soltou esta pérola: “Nossa privatização foi a mais bem-sucedida da história do país”.

E foi aí que eu fiquei pensando: “Para o Lindberg falar que a privatização foi bem-sucedida ele levou ‘algum por fora’, já que ele sempre quer levar vantagem nas negociatas. Mas como ele ‘sempre deixa rabo’, um dia ainda vamos ficar sabedores o que ele quis dizer com esse ‘bem-sucedida’. 'Lindinho’ não é flor que se cheire”.

Um comentário:

Hildebrando Fonseca disse...

O problema desse pessoal do PT é que ele nõ sabe ser governo. Eles falam mal de quem governa, mas na hora de assumir eles não sabem o que fazer.
É o caso daquele que ganha um carro, mas nunca aprendeu a ririgir. Vai bater no primeiro poste.
Quem nasce para by=urro, nunv=ca chega ao cavalo.
São Paulo