sábado, 25 de fevereiro de 2012


O destino nos pregou uma peça

Gerson Tavares


Aos três anos ele começou sua carreira artística, quando fez a dublagem do anão Dengoso em filmes de Walt Disney ao lado de sua mãe, que interpretava a Branca de Neve. Aos cinco anos, em 1942, participou de “It’s all true”, o filme inacabado de Orson Welles, filmado no Brasil. Em 1959, trabalhando na TV Tupi como operador de câmera, foi convidado para participar do programa de Paulo Gracindo na Rádio Nacional. Estou falando de Pery Oliveira Martins, um grande amigo e ainda maior cantor, que herdou todo o talento de seus pais, Dalva de Oliveira e Herivelto Martins.

E foi nessa época que ele assumiu este nome artístico, Pery Ribeiro, seguindo sugestão de César de Alencar. Em 1960, gravou seu primeiro disco, um compacto duplo contendo a canção "Sofri você", música de Ricardo Galeno e Paulo Tito, entre outras.

Pery é um dos grandes nomes da “bossa nova” e deixou sua voz em 12 discos dedicados ao maior movimento musical de todos os tempos. É de Pery a primeira versão comercial de "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Já na década de 1970, ao lado de Leny Andrade, Pery Ribeiro se dedicou ao jazz. Passou a viajar pelo México e Estados Unidos, onde atuou também ao lado do conjunto de Sérgio Mendes.

Ganhou mais de 60 prêmios na carreira, incluindo o Troféu Roquette Pinto, o Chico Viola e o Troféu Imprensa. Além da carreira musical, foi apresentador de programas de televisão e participou de filmes no cinema nacional.

E ontem ele nos deixou, mas a sua voz ficara para sempre. Com seu modo carinhoso de ser, fazia amigos por onde passava. Nunca deixava um amigo sem uma palavra de conforto e onde ele estava procurava sempre ser o parceiro que você precisava.

E por isso não podemos ficar triste com a sua partida, porque afinal, o Bom Deus também quer os bons junto a ele. 

Por isso, vá em paz amigo Pery Ribeiro e nunca esqueça que nós, os seus amigos do peito, estaremos aqui sempre curtindo suas canções.

5 comentários:

Nádia Novaes de Sá disse...

Grande homenagem Gerson. O Brasil perde um dos seus maiores cantores, mas nós nunca vamos ficar sem aquela voz maravilhosa do Pery Ribeiro.
O brasileiro precisa saber cultuar seus ídolos e hoje você está dando essa oportunidade para que nós fiquemos mais próximos disso.
Que viva para sempre em nossos corações esse belo cantor que foi e sempre será, o nosso PERY RIBEIRO.
São Paulo

Sandra Kobutt disse...

E tanta gente aí machucando nossos ouvidos com voz e 'músicas' que não merecemos.
Mas é como você diz, Deus também quer os bons ao lado dle e ainda mais cantando como o Pery, até eu se tivesse esse poder, queria ele aqui junto de meim.
Curitiba

Lourdes Vargas disse...

O tempo passou e nem sentimos. Ainda outro dia Pery Ribeiro era um rapaz que cantava maravilhosamente bem e hoje, em seus 74 anos de vida, ele nos deixa e vai cantar lá no céu.
A música brasileira está ficando a cada dia mais pobre. A renovação é muito medíocre.
São Paulo

Elizabeth Perrone disse...

Os amantes das grandes e belas presenças já estão com saudade de você Pery.
Como você deixa a gente assim, sem um adeus, sem dizer que vai ali e já volta logo?
Belo Horizonte

Carlos Alberto disse...

O coral lá do céu está reforçado. Só tem gente boa e nós aqui cada dia com um time de 'cantores' da pior categoria.
Triste fim da MPB.
São Paulo