terça-feira, 12 de maio de 2015

MUJICA ENTREGOU DE BANDEJA

Gerson Tavares
 




Eu não sou chegado ao José Mujica e até acho que ele é um “cara” irresponsável quando resolveu liberar a droga em seu país, o pobre Uruguai. Já tem gente que diz que ele não liberou a droga e sim, só a maconha, mas eu pergunto: “E por acaso a maconha não é uma droga?”. Muitos dizem que ele é "o cara" só porque anda de "fusquinha" we vive ao lado do povão, mas será que isso não faz parte de sua plataforma de candidato? 

Mas dessa vez até estou gostando do que ele andou falando sobre o "camarada" Lula, claro que não aceitando a colocação dele, e sim aplaudindo a “entrega” que ele fez do “pelego presidente”. Para José Mujica, que também não passa de um ex-presidente do Uruguai, “Lula não é corrupto, mas viveu o mensalão com angústia e culpa”. Essa revelação foi feita pelo Mujica em um “livro-reportagem” sobre os seus cinco anos na presidência uruguaia e que tem um nome muito sugestivo: “Uma ovelha negra no poder”. Só não sei se esse nome não devia estar no plural.

E nesse livro o Mujica coloca com todas as letras que Lula fez uma “confissão” a ele sobre o escândalo que aconteceu durante seus anos no poder. De acordo com Mujica, o ex-presidente brasileiro teria afirmado que o sistema do mensalão, de compra de apoio político, era “a única forma de governar o Brasil”.

E Mujica colocou em seu livro a afirmação de Lula: “Neste mundo tive de lidar com muitas coisas imorais, chantagens. Essa era a única forma de governar o país”. Essa foi a confissão de culpa de Lula, que foi feita a Mujica durante reunião entre os dois em Brasília nos primeiros meses de 2010.

Mujica se declara um grande admirador de Lula e assim é capaz de perdoar todos os pecados do ex-presidente brasileiro e por isso, Mujica afirma que “Lula não é corrupto como Collor e outros ex-presidentes brasileiros, mas viveu esse episódio (do mensalão) com angústia e um pouco de culpa”.

Realmente só mesmo não tendo noção de honra, ética e moral faz com que Mujica entenda que mesmo fazendo tal confissão, Lula ainda merece respeito quando diz que “viveu tudo aquilo com angústia e ‘um pouco de culpa’”. Vai ser bandido assim lá na casa do capeta.

E para piorar, é bom lembrar que pouco depois da população tomar conhecimento do mensalão, isso em agosto de 2005, Lula fez discurso para o povo brasileiro onde afirmava que se sentia “traído por práticas inaceitáveis das quais nunca tivera conhecimento”. Com essa declaração ele quiz dizer que "foi traido, mas sabia de tudo e, claro, participou de toda a cachorrada".

A coisa é tão vergonhosa, que mesmo sabedor daquilo que Mujica grafou em seu livro, nem Lula, pessoalmente, ou por meio do Instituto Lula, comentou as declarações do traficante uruguaio. Como sempre, ele não sabe o que falar, mas sabia o que estavam fazendo.

E ainda tem gente que acredita em petista! Mas será que não vale à pena trazer esse uruguaio para falar tudo que sabe do "bandido brasileiro"? Poderiamos assim abrir uma nova CPI para levar o Luiz Inácio para a cadeia. E por que não levar na aba do chapeu também a Dilma? 

Puxa! Seria legal!


Nenhum comentário: