quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A vida vai mudar


Francisco fala de mudanças da Igreja e condena a desigualdade social

Bem diferente daquilo que se vê pelo mundo político, onde os “Chefes de Estado” só pensam em ter mais e mais, a exortação católica, divulgada em novembro pelo papa Francisco, mostra os caminhos pelos quais a igreja deverá rumas para a sua tão aguardada “renovação”.

O pontífice argentino, desde que assumiu o posto mais alto do Vaticano, tem adotado posturas mais liberais que seus antecessores e deixado de lado o luxo e apontando para uma mudança no direcionamento da Igreja.

Por meio da “hierarquia de verdades”, Francisco mostra as prioridades que ajudariam a Igreja a se tornar mais missionária e atuante na defesa dos pobres e dos oprimidos. Lá no topo dessa hierarquia, a misericórdia é o valor mais importante.

Francisco mostra que o capitalismo sem limites é “uma nova tirania”. A desigualdade e a exclusão social são as principais causas da violência no mundo. E diz Francisco: "Tal desequilíbrio provém de ideologias que defendem a autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira. Por isso, negam o direito de controle dos Estados, encarregados de velar pela tutela do bem comum".

Que este exemplo toque a consciência dos políticos.


Embora eu duvide muito. 

Nenhum comentário: