segunda-feira, 28 de maio de 2012


Jogando para a galera

Gerson Tavares
 



Com o dia de abertura da Rio+20 chegando, eis que a Dilma tratou de mostrar que está do lado certo, sempre em defesa do meio ambiente. E o pior é que tem gente que acredita nessa "cascata", já que estamos vivendo momentos de "Cachoeira".

Na sexta-feira a presidente Dilma Rousseff sancionou o novo Código Florestal, mas como ela sabe que depende muito dos políticos e uma grande parte desses  é formada de ruralistas, ela resolveu montar seu esquema com 12 vetos. Os ambientalistas pediam o veto total do novo código, mas pelo que deu para notar, os ruralistas tinham interesses que não podiam ser abalados.

Dirigentes de entidades ambientais garantem que os vetos parciais da Dilma foram muito mais para atender a base aliada do governo, do que mesmo para defesa do meio ambiente. Todos queriam o veto total daquilo que saiu da Câmara, mas como deputados e senadores são em grande parte ruralistas ou pelo menos representantes da “classe”, ou ela atendia a turma, ou então se dava mal daqui para frente.

E Dilma não é boba e sabe que precisa muito dessa turma para garantir o seu governo por mais dois anos e meio. Mas ficou claro que é exatamente por total falta de conhecimento de grande parte dos brasileiros sobre o verdadeiro texto aprovado pelo governo que ela tratou de montar esse circo. Dizem que nem mesmo os ministros que participaram do ato da presidente, tem a menor noção daquilo que está ali naquele papelada.
  
Quem teve a oportunidade de estudar aquilo que foi assinado pela presidente, ficou sabedor que o veto parcial daquilo que a o Parlamento mandou para o Executivo e que já era um descalabro, depois dos vetos parciais virou um crime. Com tudo montado e construído para o bem dos grandes desmatadores através de anistias e facilidades. Isso tudo feito sem o menor diálogo entre os seguimentos da sociedade.

Se a Dilma tivesse boas intenções, ela teria vetado em sua totalidade o novo Código criado por políticos interesseiros. Mas não, ela não pode melindrar aqueles que podem dar ou não a tranquilidade necessária para governar sem problemas.

Se Dilma fosse presidente para todos os brasileiros, ela teria vetado totalmente aquele arremedo de Código e começaria uma nova discussão, mas desta vez, com honestidade.

Falei e disse.

2 comentários:

Urbano Pontes Leão disse...

E por acaso, você acha que a Dilma vai jogar contra a turma da motoserra?
O Código Florestal tem que beneficiar essa turma que tem uma grande parte do Congresso nas mãos.
A floresta vem abaixo, e dai? Se os desmatadores se derem bem, o governo também se dá.
Santarem - Pará

João Fortes disse...

Jogou para a galera daqui, mas essa turma que vem de fora conhece toda essa malandragem.
Dilma sabe que precisa dos desmatadores para garantir seu governo.
S
ão todos iguais.
Belém