segunda-feira, 21 de maio de 2012


Combate a miséria na primeira infância

Gerson Tavares
 



A Dilma Rousseff falou na segunda-feira da semana passada, no programa de rádio “Café com a Presidenta” (?), que a ação Brasil Carinhoso é uma das mais importantes contra a miséria na primeira infância já lançada no Brasil. já falei sobre esse pronunciamento, mas nunca é demais voltar ao assunto.

Esta ação irá ampliar o projeto “Bolsa Família” para crianças de zero a seis anos de famílias extremamente pobres. Assim, irá beneficiar 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza.

No entanto já ouvi falar, ainda no governo do Lula, uma estória que foi contada pelo então presidente, que a miséria estava erradicada e que todos haviam sido promovidos à “classe média”. Acabou o governo do Luiz Inácio e então, no ano passado, ouvi mais uma vez o governo, já com a Dilma presidente, que a miséria havia sido erradicada no primeiro ano de governo da ex-guerrilheira.

Agora, Dilma volta a falar em miséria. Disse ela há uma semana: “O meu governo quer mudar o futuro do Brasil. Para isso, nós temos que olhar com atenção as nossas crianças. Os cuidados com a educação e a saúde das nossas crianças são importantíssimos, porque atacam a desigualdade entre pobres e ricos na raiz do problema: oferecem as mesmas oportunidades de crescimento”.

E então ela passou a explicar que esta ação que estava sendo implantada naquele momento, vai garantir que toda família brasileira que tenha, pelo menos, uma criança de zero a seis anos, receba uma renda mensal de no mínimo de R$ 70 por pessoa em cada família. E para que não corra nenhum perigo de desvio do dinheiro, o valor será pago no cartão do projeto “Bolsa Família” no mesmo dia em que as famílias já recebem o benefício.

E o nome que foi dado à nova modalidade de “esmola”, não sei se em homenagem ao grande Pixinguinha, é “Brasil Carinhoso”. Então Dilma disse que também vai aumentar o número de vagas e melhorar a qualidade das creches. No lançamento da ação ficou acordado com as prefeituras a construção de mais 1.500 creches em todo o País. Como esse é um trabalho em longo prazo, já que visa a campanha eleitoral para as eleições para a presidência que irá acontecer em 2014, a meta é de atingir à casa das seis mil novas creches até lá.

E as novidades não param por aí, até porque campanha é campanha e o PT não pode perder essa “boquinha”. Então Dilma falou que a primeira novidade é que a União vai repassar para as prefeituras, de imediato, os recursos do governo federal para custear cada nova vaga que será aberta, sejam elas em creches públicas ou conveniadas. A segunda novidade é aquela de estimulo a matrícula de crianças do projeto “Bolsa Família” nas creches de todo do País.

Quando Dilma falou que com o “Brasil Carinhoso” será aumentado em quase 70% o valor que o governo federal repassa hoje aos municípios para a alimentação nessas creches, logo pensei: "os desvios serão bem maiores daqui para frente".

Mas Dilma não parava de falar e então disse que é fundamental ampliar a cobertura dos programas de saúde para as crianças. Então será feita uma farta distribuição de “vitamina A” durante as campanhas nacionais de vacinação e do “suplemento de ferro” nas Unidades Básicas de Saúde. Ainda falando de saúde, o Brasil Carinhoso também vai distribuir, gratuitamente, remédios para o tratamento da asma na rede "Aqui tem Farmácia Popular".

Segundo a Dilma, o Ministério da Saúde observou que a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no SUS.  Então, com o uso correto dos remédios, deverá ser diminuído em muito as complicações com a doença, a necessidade de internação e até mesmo a mortalidade dessas crianças.

Mas quanto à miséria, ele deixou no ar como será erradicada e mais uma vez este assunto irá render outros discursos futuros.

E a campanha política está no ar. 

2 comentários:

Enaldo Fortes disse...

MMas desde quando a miséria existe que os governantes somem com o dinheiro que seria para erradica-la.
São Todos uns pilantras que vivem enganando o povo e pior, o povão acredita.
Salvador

Vidal Torres disse...

E assim, sabe Deus quando vamos ter o milagre do PT realizado. A miséria é uma 'meséria'.
Mas é um bem para o petista a miséria não acabar. Se a miséria acabasse, como eles iriam fazer comício demagogico?

São Caetano-SP