segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO


O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo e todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo".


A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar". A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces, uma voltada para frente e a outra para trás.

Mas você sabia que o Ano-Novo se consolidou na maioria dos países há 500 anos? Desde os calendários babilônicos (2.800 a.C.) até o calendário gregoriano, o réveillon mudou muitas vezes de data.

A primeira comemoração, chamada de "Festival de Ano-Novo" ocorreu na Mesopotâmia por volta de 2.000 a. C. Na Babilônia, a festa começava na ocasião da lua nova indicando o equinócio da primavera, ou seja, um dos momentos em que o Sol se aproxima da linha do Equador onde os dias e noites tem a mesma duração.

No calendário atual, isto ocorre em meados de março, mais precisamente em 19 de março, data que os espiritualistas comemoram o Ano-Novo esotérico.

FELIZ ANO-NOVO! FELIZ 2011!

Nenhum comentário: