segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Esquerda articula pacto com oposição





Carlos Lupi quer salvar o seu lado



A eleição acabou e a aliança foi desfeita sem nenhum aviso prévio. Pelo menos é assim que os partidos aliados do governo na campanha de Dilma Rousseff estão se sentindo. Os partidos que “foram” da base e são considerados de esquerda, o PCdoB, o PSB e o PDT, já se articulam num pacto inédito na Câmara com a oposição para se contrapor à hegemonia do PT e do PMDB.

Acima das diferenças e da ideologia, esses partidos governistas buscam entrar no jogo político no Legislativo, depois de foram descartados pela prioridade dos petistas na coalizão com os peemedebistas, e a oposição procura a sobrevivência.

E o acordo pode render frutos, mesmo com os dois lados conhecendo as discordâncias entre si. Por isso, não esperam estar juntos em todos os assuntos no Congresso nem em futuros projetos políticos de poder, mas não aceitam aquilo que até agora tem sido imposto pelos maiores partidos para os próximos quatro anos. O PT e o PMDB dividiram entre eles os dois biênios do comando da Câmara, repetindo o que foi feito nos últimos quatro anos.

E ainda tinha gente de duvidasse disto?

Nenhum comentário: