segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FAB disse preferir F-18











Embora a Carla Bruni seja um avião, o F-18 é mais avião de caça

Na compra dos aviões de caça para a FAB, ninguém até hoje sabe o porque da preferência do Palácio do Planalto pelos equipamentos oferecidos pela empresa francesa Dassault, que fabrica o Rafale. Uns dizem que existe um acordo entre o governo brasileiro e o Sarcozy para salvar a empresa Dassault da falência e até agora ninguém desmentiu tal versão.

Agora aparece o comandante da FAB, a nossa Força Aérea Brasileira, brigadeiro Juniti Saito, em um despacho secreto da diplomacia norte-americana afirmando dar preferência aos F-18, aviões caça dos Estados Unidos.

Em 31 de julho do ano passado, o telegrama secreto assinado pelo então embaixador norte-americano em Brasília, Clifford Sobel, dizia que Saito tomou a iniciativa de ter uma conversa reservada em jantar no dia anterior para o general Doug Fraser, comandante do Comando Sul.

Na conversa, Saito disse que "não existia dúvida, do ponto de vista técnico, que o F-18 era o melhor avião". Esse é o caça produzido pela empresa Boeing.

E agora Lula? Vai acatar o que os técnicos em aviação falam ou vai punir o Saito e garantir "vida" à empresa francesa e comprar esses Rafales “da vida”?

Está provado que a França, de avião só tem mesmo a Carla Bruni, aquele avião italiano que o Nicolas Sarcozy levou para o Palácio.

Nenhum comentário: