terça-feira, 12 de outubro de 2010



Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha 23
Centro - Rio de Janeiro
Tel 21 25066021/ 25066064



Doe Sangue e salve vidas
Rua Frei Caneca, 8 – Centro
Rio de Janeiro


12 de outubro de 2010, treça-feira.

Neste dia a Igreja católica festeja o Dia de Nossa Senha de Aparecida, a Padroeira do Brasil.

A História mais autêntica e admirável vem do encontro da imagem milagrosa por pescadores. Em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
Durante os 15 anos que se seguiram, a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

Também neste dia, é comemorado o “Dia da Criança”

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro que foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

E hoje também é o Dia do Engenheiro Agrônomo

O agrônomo envolve-se em praticamente todas as etapas do agribusiness - desde o plantio ou a criação de rebanhos até a comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais. Também gerencia a industrialização, o armazenamento, a distribuição e a comercialização de alimentos de origem animal e vegetal.

*Foi num dia como hoje, no ano de 1708 que começou a guerra dos Emboabas, conflito entre os paulistas, descobridores do ouro em Minas Gerais, e os forasteiros de outras regiões da colônia e de Portugal.
*No ano de 1808 o príncipe regente D. João cria por alvará uma casa bancária, chamada Banco do Brasil.
*Em 1813 era in
augurado no Rio de Janeiro o Teatro João Caetano.
*No ano de 1931 foi Inaugurada no Rio de Janeiro a estátua do Cristo Redentor, cuja iluminação foi ligada de Roma por Marconi.
*No ano de 1995, a CNBB lamenta a agressão à imagem de N. S. Aparecida pelo pastor Sérgio von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus.
*E no ano 2001, cerca de 650.000 pessoas participam do I Encontro Nacional da Família pela Paz, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: