segunda-feira, 25 de outubro de 2010


Doe Sangue e salve vidas
Rua Frei Caneca, 8 – Centro
Rio de Janeiro
Tel 21 22999442


25 de outubro de 2010, segunda-feira.

Dia da Democracia

Até um passado muito recente, o povo viveu sempre em termos de pré-história. Todo fato histórico era assinado por reis e generais, e o povo comparecia apenas para aplaudir. A história do povo, a sua maioridade, inaugura-se com a Revolução Francesa e sobre tudo, com a Revolução Industrial. No século XVIII a idade do utensílio é substituída pela idade da máquina, e a fábrica moderna faz surgir contradições das quais, ninguém poderia, poucos anos antes, prever a amplidão. Em conseqüência disso, no século XIX, o povo passa a ser agente histórico: quer reunir-se livremente e exige o direito de associação; quer contestar e reivindica o direito à contestação.

Mas hoje, em pleno século XXI, estamos vendo uma democracia totalmente deturpada, como é o caso do Brasil, onde a liberdade da democracia foi substituída pela “libertinagem do anarquismo”.

*Num dia como hoje, no ano de 1822, D. Pedro I fecha a maçonaria brasileira.
*No ano de 1936 acontecia a primeira corrida não oficial de Juan Manuel Fangio.
*Em 1937, nascia Roberto Menescal, músico (violonista), cantor e compositor dos primeiros tempos da Bossa-Nova. Destaca-se pela batida diferente do violão, autor de sucessos como O Barquinho, Você, Nós e o Mar.
*Em 1975 o jornalista Vladimir Herzog é encontrado morto no DOI-CODI (São Paulo).
*No ano de 1993 morre o grande símbolo do terror na década de 60, o ator Vincent Price.
*E no ano de 2006, nasciam Kaydon e Laydon Richardson, gêmeos de cores diferentes, mas nascidos no mesmo parto.

Nenhum comentário: