segunda-feira, 19 de maio de 2014

Senado instala CPI da Petrobrás, mas só com “quadrilheiros”.



CPI “CHAPA BRANCA” 

Gerson Tavares
 







Com um único membro da oposição, a CPI da Petrobrás elegeu em sua primeira reunião, o senador Vital do Rêgo, do PMDB/PB, como presidente da comissão. Para que tudo fique em família, a segunda cadeira ficou com Antonio Carlos Rodrigues, que é do PR de São Paulo. Claro que essas indicações já eram esperadas e a eleição se deu por votação simbólica, sem manifestações contrárias e a oposição se calou e para que tudo ficasse no “bolso”, ficou com o líder do governo no Congresso, o José Pimentel, este do PT do Ceará, a relatoria da CPI.

Tenho até dúvidas se o tucano Cyro Miranda, lá de Goiás, é mesmo da oposição. Ele foi o único oposicionista a estar presente na reunião, mesmo assim atendendo ao pedido do líder do PSDB, Aloysio Nunes, que é de São Paulo e assim sendo, já pode ser considerado comprometido.

E a explicação para que só um estivesse presente é coisa de “causo de humor”. Disse o senador tentando se explicar: "Achamos importante não se ausentar de todo para que tomemos conhecimento de como o governo vai agir". Então a oposição não está lá para contestar e sim para assistir de perto. E para piorar a situação do Cyro que não estava querendo se comprometer, ele foi indicado para a comissão pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que também é do PMDB como a maioria da comissão. Renan, uma “velha raposa”, também escalou os senadores goianos Wilder Morais, do DEM e Lúcia Vânia do PSDB, mas esses recusaram a escalação.

Agora vamos esperar para ver como irá agir essa “cambada” que tem “obrigação” de apertar aqueles que estão na lista dos “quadrilheiro" que deveriam ter como meta começar essa empreitada pela Dilma e pelo Lula, já que ela só deu aval porque o seu “chefão” mandou. Disso ninguém tem dúvidas.

Mas como um dos dois será o candidato do PT à presidência em outubro, ou irão empurrar com a barriga essa CPI ou então nada será descoberto.


Se bem que descobrir alguma coisa, só se o PT perder a eleição. 

Nenhum comentário: