DILMA SE RECUPERA,
MAS SEUS ADVERSÁRIOS
SOBEM MAIS
Gerson Tavares
Depois da derrocada, o
PT aproveitou a sequência de programas partidários na TV para despertar mais
eleitores para a eleição presidencial e derrubou a parcela de votos brancos e
nulos, que estava no patamar mais alto da história recente.
Sempre sendo a última a
aparecer na propaganda, Dilma Rousseff melhorou de 37% para 40% sua taxa de
intenção de votos entre abril e maio, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope.
Mas para a intranquilidade dos petistas, os seus adversários diretos cresceram
mais, o que eleva as chances de segundo turno.
No cenário com a lista
dos oito pré-candidatos que já manifestaram intenção de concorrer, Aécio Neves,
do PSDB, subiu de 14% para 20% e Eduardo Campos, do PSB, de 6% para 11%. Com
isso, a vantagem que Dilma tinha sobre a soma dos adversários diminuiu de 13
pontos porcentuais para apenas 4. Para se reeleger já no primeiro turno, ela
precisará da maioria absoluta dos votos válidos (metade mais um) em outubro.
A pesquisa mais recente
do Ibope foi feita entre os dias 15 e 19 de maio. No dia 13, o PT começou a
exibir na televisão uma polêmica peça de propaganda com o mote “O Brasil não
quer voltar atrás”, na qual exaltou o risco da “volta dos fantasmas do
passado”, entre eles o do desemprego. Na noite do dia 15, o partido teve 10 minutos
em rede no horário nobre, no qual levou esse vídeo de novo ao ar, além de
discursos de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio.
Mas parece que todas as
mentiras que estão sendo repetidas, já cansaram os eleitores. Então a Dilma
está contando mesmo é com os “votos comprados”, que são aqueles votos de
“bolsistas”.
Parece que está
acabando o “tempo das vacas gordas” dos petistas.
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