segunda-feira, 18 de julho de 2011

E a Saúde, vai muito bem obrigado



Gerson Tavares



“Centro cirúrgico do Hospital Universitário de Brasília está fechado”. “Entidades apontam falhas de atendimento no Hospital do Gama”. “Falhas no atendimento no Hospital Universitário mobilizam MPF, MPE e MPT”. “Hospital falha no serviço e negligência do atendimento de idosa”. “Falha no atendimento hospitalar”. “Idoso morre na fila de hospital no Rio de Janeiro”. “Hospital da Posse não tem condição de atender pacientes”.

Essas são algumas das muitas manchetes que já tivemos oportunidade de ver nos últimos tempos em jornais do país e é claro, com o governo que temos, vamos continuar a ver. Não existe solução para a Saúde do brasileiro enquanto não tivermos um tratamento de choque nesses políticos sem vergonha que hoje estão no comando deste “saco de gatos” que se tornou Brasília.

O Ministério da Saúde que não passa de um grande “cabide de empregos”, não está nem aí para o atendimento daquele que não tem algum Plano de Saúde. Mas também, os donos dos Planos de Saúde estão sentados exatamente à mesa do ministro da Pasta, já que muitos deles não passam de políticos, ou senador, ou deputado, prefeito e tem até vereador que tem um dedo no esquema de Plano de Saúde.

Mas por que estou falando disso hoje? Simplesmente porque na semana passada foi confirmada a oferta feita pelo governo brasileiro para que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, viesse dar continuidade ao tratamento de um câncer, com tudo pago com o dinheiro do povo brasileiro, esse mesmo povo que não tem direito a tratamento algum.

Chávez estaria em São Paulo, com tudo pago pelo governo brasileiro e faria o tratamento no Hospital Sírio e Libanês, com sessões de quimioterapia. O atendimento seria feito pela mesma equipe que atendeu Dilma Rousseff em 2009.

Mas ficamos sabendo que este não seria o primeiro caso, pois em agosto do ano passado já aconteceu outro caso de saúde que por não ser de um brasileiro, foi atendido a tempo e à hora. Foi o caso do Fernando Lugo, presidente do Paraguai, que foi muito bem atendido no Sírio e Libanês onde fez seis sessões de quimioterapia de um linfoma.

E foi tudo acertado para que o Hugo Chávez viesse para São Paulo, quando o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, esteve na quinta-feira em Brasília para acertar pequenos detalhes. Maduro foi recebido por Dilma Rousseff e pelo assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Marcos Aurélio Garcia.

Tudo certo, mas nós, que iríamos pagar o tratamento, não fomos comunicados e muito menos ouvidos. E aí eu lembrei que O INCA, que é o hospital para tratamento do câncer que o Ministério da Saúde deveria manter aqui no Rio de Janeiro, está com a farmácia desfalcada de remédios que são de suma importância para o tratamento do câncer. O Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA, o CEMO, e que até dezembro de 2010 era uma referência na especialidade, está com suas internações suspensas para obras e nem Deus sabe quando será reaberto. Mas para o Hugo, nada iria faltar. O Hospital Pedro II, na Zona Oeste do Rio de Janeiro está fechado. Mesmo antes de fechar já faltavam medicamentos, médicos, enfermeiros e tudo o mais que desse condição de funcionamento a uma unidade hospitalar, mas para o Hugo Chávez, nada iria faltar, garantiu Dilma ao Nicolás.

E assim, nós brasileiros vamos vivendo na penúria. Estamos falando da Saúde por causa daquele fato novo que era o do povo brasileiro pagar o tratamento de Hugo Chávez, mas bem que poderia estar falando da Educação, da Previdência e de tantos outros órgãos que não estão nem para o povo.

Só que na sexta feira o presidente venezuelano, vendo algumas fotos das filas nos hospitais, vendo chanchetes sobre mortes "sem causa" nos hospitais brasileiros, resolveu continuar o tratamento em Cuba e no sábado, ele já chegava à Havana. “Deu uma banana” para Dilma e foi se encontrar com Fidel Castro para fazer as sessões de quimioterapia.

Enquanto isso o pobre, aqui no Brasil, vai continuar a sofrer quando pensa em recorrer a qualquer órgão governamental, mas no de Saúde, ele vai morrer sem atendimento enquanto o Hugo Chávez teria o melhor tratamento sem nenhum problema.

É isso meu povo. Nós não passamos de um zero à esquerda.

Um comentário:

Anônimo disse...

Então quer dizer que o frade-presidente também andou por aqui usando do nosso dinheiro para fazer tratamento?
Só não tem saúde para o brasileiro. Afinal, o PT precisa estar de bem com essa cambada dai do lado, porque se um dia a coisa apertar, é para lá que eles vão fugir.