terça-feira, 21 de abril de 2015


TIRADENTES, PRA QUE?

Gerson Tavares
 






Uma pergunta que não quer calar e não posso deixar martelar só em minha cabeça e assim, levo até vocês a dúvida que está me maltratando nesses dias. Um nome se tornou o líder da Inconfidência Mineira e esse nome era Joaquim José da Silva Xavier, mas que todos conhecem como apenas Tiradentes, um apelido, pelo que dizem, que recebeu em homenagem à sua arte, já que ele, sempre que necessário se fazia um ótimo dentista. Tiradentes nasceu na Vila de São Jose Del Rei, que hoje ostenta o nome de Tiradentes, em Minas Gerais, em 1746. Mas sempre é bom lembrar que ele foi criado na cidade de Vila Rica, hoje Ouro Preto.

Joaquim José exerceu diversos trabalhos entre eles minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais. Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, ele passou a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.

Tiradentes, com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado à forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.

Tiradentes é considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo muito sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Aliás, como hoje estamos vivendo, mas os "tiradentes" de hoje estão mais voltados aos implantes dentários.

Nas regiões mineradoras, o quinto, que era o imposto pago sobre o ouro e ainda a derrama, causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa República independente de Portugal.

Só não esperava Tiradentes que tantos anos depois o sofrido povo brasileiro iria estar nas mãos, não dos portugueses e sim, nas mãos dos petistas e seus aliados que conseguiram em tão pouco tempo formarem a maior quadrilha que se teve notícias desde o Império.

Tiradentes teve um só traidor, mas hoje o povo brasileiro está cercado de traidores que se acham acima do bem e do mal e ainda se acham deuses. Só que hoje, esse povo é traido em cada ato do governo, mas nunca se fará herói. 

Afinal, herói não vende seu voto. Herói luta para se libertar! 

Pobre Brasil! 

Nenhum comentário: