segunda-feira, 13 de abril de 2015

País vai perder 300 mil
postos de trabalho

Gerson Tavares
 









Isso não é novidade para ninguém que pense um popuquinho que seja, mas para mostrar que a coisa é séria, em relatório distribuído a clientes, Fábio Silveira e Lucas Foratto, da GO Associados, mostraram o verdadeiro potencial de criação de emprego do País, que se encontra bastante comprometido. E para que a dor seja ainda maior, eles preveem a eliminação de 300 mil postos de trabalho formais na economia brasileira neste ano, uma previsão que contraria a geração líquida de 357 mil postos em 2014.

E a avaliação da dupla é trágica: "Neste primeiro semestre, apesar da provável contabilização de algum saldo positivo de postos no setor de serviços e comércio, o mercado de trabalho deve continuar a se aprofundar, em resposta não apenas ao cenário doméstico desfavorável para o biênio 2015-2016, mas também à letargia demonstrada pelas exportações brasileiras, apesar da forte desvalorização do real".

E para mostrar que esse é o caminho a ser seguido pelo “país das maravilhas”, com base nos dados de eliminação de 2,4 mil empregos formais em fevereiro, como está no Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, Silveira e Foratto assumem a tese de que o mercado de trabalho começou a evidenciar os efeitos da dinâmica recessiva da economia.

E assim, com o fechamento das vagas anotadas em fevereiro, o estoque de demissões acumuladas nos últimos 12 meses saltou para 47 mil. Será que não seria bom para todos que o problema fosse resolvido com a demissão  dos políticos safados que estão no comando do Brasil?

Então por que não pensarmos em começar as demissões pela Dilma Rousseff. Depois é só correr a lista dos “safardanas” e seguir mandando para casa Michel Temer, Renan Calheiro e sua patota do Senado, Eduardo Cunha e os deputados e por aí seguindo com a limpeza.

Brasil sério é Brasil limpo!



Nenhum comentário: