segunda-feira, 20 de abril de 2015

NÃO É UM BOM SINAL

Gerson Tavares








Quando a Dilma Rousseff indicou para o STF o advogado Luiz Edson Fachin, fui procurar os prós e contras para que aquele nome fosse aceito e aprovado. Mas se eu tinha alguma dúvida, ela acabou quando o presidente do Senado, Renan Calheiros, que faz parte do partido que ainda está aliado ao governo, o PMDB de Alagoas, afirmou que teve "muito boa impressão" da indicação do Fachin para ocupar uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal. Claro que se Renan teve boa impressão, alguma coisa boa para os corruptos ele está antevendo para um futuro próximo.

O Palácio do Planalto informou que Fachin, de 57 anos, é o nome escolhido pela presidente para a vaga aberta na Suprema Corte. E Renan não se fez de rogado e tratou de falar: "Eu tive muito boa impressão dele e isso se soma a certeza de que, ao mandar seu nome, a presidente conhecia a necessidade do perfil que mandaria". Bem, se a necessidade do Renan e a mesma ncessidade da Dilma, ele já deixou nas entrelinhas que o Fachin vai para o STF dar força para a bandidagem que teima em tomar conta do governo brasileiro.

Ao ser questionado por jornalistas se a Dilma o teria consultado sobre o nome do jurista gaúcho que fez carreira no Paraná, Renan disse que, "em um determinado momento", Dilma comunicou que estaria "mandando para o Senado" a indicação de Fachin. Ele só não lembra em que momento ela falou isso.

Claro que antes de ser confirmado para o STF, o candidato a ministro terá de ser sabatinado pelo Senado, que avaliará em plenário se ele poderá ser nomeado para o cargo. Ele, que é advogado e professor titular de Direito Civil da Faculdade de Direito do Paraná, também é professor visitante do King’s College, na Inglaterra, e pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha.

Mas será que ele conhece os problemas que estão levando o Brasil para a lama desse buraco fétido que há doze anos nos atormenta? Ou ainda, será que ele não faz parte da grande panela de porcos que chafurdam nessa pocilga chamada “Planalto”? 

Nenhum comentário: