terça-feira, 14 de abril de 2015

EX-MINISTRO DA SEGURANÇA PÚBLICA
É INDICIADO POR CORRUPÇÃO

Gerson Tavares
 




Não, não se assustem porque o ex-ministro não é brasileiro e tal fato não aconteceu aqui no Brasil. Se você é ligado ao governo tupiniquim pode ficar tranquilo pois aqui essas coisas não passam nem perto de um dia acontecer.

Essa notícia veio da China, aquele mesmo país que é parceiro do Brasil, mas só para mandar “bugigangas” para vender por aqui. E foi lá na China que o ex-chefe do serviço de segurança, Zhou Yongkang, foi indiciado por corrupção, abuso de poder e divulgação voluntária de segredos de Estado, o que fará dele o principal ex-dirigente do país a ser processado em décadas.

Foi assim que ficamos sabedores que essas coisas acontecem e a medida que foi tomada anuncia um processo histórico para um velhote “safardana” que resolveu imitar os brasileiros. Zhou foi integrante do comitê permanente do Gabinete Político do Partido Comunista Chinês e, portanto, figura chave do regime durante 10 anos.

Ele é a personalidade mais importante do regime chinês que caiu em desgraça em quase 40 anos que se transformou no símbolo da campanha de combate à corrupção do presidente Xi Jinping.

Zhou tem 72 anos de “sacanagem” e agora está detido em um local não revelado e não é visto em público desde 2013. Foram acusações "particularmente graves", segundo o documento de indiciamento.

A agência estatal Xinhua publicou: "O acusado Zhou Yongkang se aproveitou de seus cargos para obter benefícios em favor de outros, obteve de maneira ilegal ativos e bens pertencentes a outros, cometeu abusos de poder, provocando assim perdas consideráveis no âmbito público e aos interesses do Estado e do povo". Sei não, mas eu já assisti fatos iguais por aqui e ninguém está preso, não é verdade “seu Inácio”? Não é verdade “dona” Dilma?

Mas aí vem aquela resposta de que o ex-ministro da Segurança Pública da China também é acusado da divulgação voluntária de segredos de Estado, com "consequências sociais devastadoras".

Mas agora eu quero saber: “O que é pior? Roubar o povo ou divulgar 'segredinhos'”?

A triste verdade é que aqui no Brasil não temos políticos sérios e sendo assim, o que acontece na China não podemos nunca achar que também irá acontecer por aqui. Esta sim é a grande verdade.


Nenhum comentário: