quinta-feira, 16 de abril de 2015

PADILHA MOSTROU À DILMA
MAIS UMA VERDADE

Gerson Tavares
 




As verdades sempre veem à tona e desta vez a verdade foi dita à Dilma pelo Eliseu Padilha. Há muito tempo eu escuto daquelas pessoas que vivem envolvidas com a política, que um presidente que conhece o seu lugar, “não convida”, ele “sonda”.

E essa colocação tem uma razão interessante, pois quando você convida alguém pode receber um “não” e isso cairia mal para um presidente. Então ele diz que está sondando e assim já sabe se pode ou não convidar sem o perigo de um “rotundo não”.

E semana passada até que o governo tinha começado a semana em situação menos pior que as últimas, mas a terça-feira nem bem havia iniciado direito e, pronto, lá estava a Dilma Rousseff “quebrando a cara” em sua política tresloucada.

Ela é capaz de qualquer coisa para acertar o seu lado e assim ela está sempre pronta a negociar cargos em seu “governo desgovernado”. Então tratou de participar à imprensa que havia “convidado” o Eliseu Padilha para assumir a Secretária de Relações Institucionais.

Mas como ela se esqueceu de sondar primeiramente se o Padilha estava disposto para o sacrifício, chegou a hora do “sonoro não” do Eliseu Padilha. Essa foi só mais uma prova da fragilidade política do governo Dilma e, claro, da própria Dilma e até do PT.

Para começar, dizer “não” a um convite dessa natureza é quase que impossível e deixar um presidente da República com a brocha na mão e tirar a escada, ainda mais sendo aliado da base de governo, é inacreditável. Isso só vem mostrar ao mundo que a autoridade de Dilma segue se deteriorando a cada dia que passa.

Quem acompanhou o dia do convite e recusa, já desconfiava do desfecho. Era só ver a cara amarrada de Eduardo Cunha para o convite e já notava que e o fracasso da operação estava decretado.

Aliás, pelo que falam, se o Padilha topasse suceder Pepe Vargas, só uma diferença poderia acontecer em comparação ao atual estado de coisas entre o Ministério e a Câmara. Eduardo Cunha passaria a receber o ministro e atender seus telefonemas, coisa que até hoje não acontecia com Pepe.

Mas também, seria só isso e mais nada.

Nenhum comentário: