quarta-feira, 23 de abril de 2014

O buraco é o seu destino.


  
APÓS PERDER POPULARIDADE,

DILMA PERDE TAMBÉM ELEITORES





Quando o carro sem freio e começa a descer a ladeira, sai da frente que aí vem um assassino. E este fato está acontecendo com a Dilma Rousseff, que após ver sua popularidade diminuir 9 pontos desde dezembro, agora está também perdendo eleitores. E quem diz isso é uma pesquisa Ibope que foi concluída na semana passada e mostra que a intenção de voto da “cria de Lula” caiu em todos os cenários.
E como a hipótese mais provável para as eleições de outubro é que tenhamos candidatos também de pequenos partidos, a Dilma caiu de 40% em março, para 37% em abril. Mas mesmo que o cenário seja de enfrentar só dois rivais, a intenção de voto da presidente caiu de 43% para 39%.
 Esta é a maior perda acumulada de eleitores da presidente desde que sua popularidade entrou em queda, no começo deste ano, segundo o Ibope. Desde dezembro, eleitores de Dilma que haviam deixado de considerar seu governo ótimo ou bom começaram a deixar de declarar voto nela. A nova pesquisa mostra que essa tendência se intensificou ao longo de abril.
Naquela analise do cenário mais provável, com os chamados nanicos, Dilma cai de 40% em março para 37% agora. Aécio Neves, do PSDB, oscilou de 13% para 14%. Eduardo Campos, do PSB, segue com 6%, e o pastor Everaldo, do PSC, passou de 3% para 2%. A soma dos demais pré-candidatos que era de 1% em março, agora dá 3%.
E como a Dilma já não consegue enganar os jovens eleitores, as maiores quedas de presidente ocorreram exatamente entre eleitores jovens, onde ela perdeu 8 pontos entre quem tem de 25 a 34 anos, nas cidades médias, menos 11 pontos nos municípios entre 20 mil e 100 mil habitantes, na região Sul, menos 6 pontos, e nos eleitores não-cristãos perdeu 7 pontos.
E quando se troca Eduardo Campos por Marina Silva como candidata do PSB, a intenção de voto em Dilma também cai em abril. No cenário com os nanicos, a petista foi de 40% para 37%, Marina passou de 9% para 10% (Eduardo tem 6%), Aécio foi de 13% a 14%, o pastor Everaldo permaneceu com 2%, e a soma dos demais candidatos cresceu de 1% para 3%.
Embora ainda vença todos, a vantagem de Dilma sobre os rivais no segundo turno também diminuiu desde março: de 27 pontos para 21 pontos no caso de Aécio; de 24 para 16 pontos no caso de Marina; e de 31 para 27 pontos no caso de Eduardo Campos.

Se entendermos que a campanha ainda nem começou e ela já está se esborrachando, depois da campanha liberada “Dilma vai para o buraco”.

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