quinta-feira, 21 de março de 2013


Censura será sempre opressão

Gerson Tavares






Quando não vem de um lado, vem de outro. Estou falando daquela hedionda censura à imprensa. E desta vez está acontecendo lá no estado do Goiás, onde o governador do estado, Marconi Perillo, do PSDB, obteve liminar na Justiça goiana, proibindo a estudante de jornalismo e blogueira Lenia Soares Santana, de 22 anos, de citar o seu nome em matérias do Diário de Goiás, onde ela trabalha, e em um blog de análise política semanal.

Como tudo para esses políticos é sinônimo de “negócio”, no processo, que corre na 15ª Vara Cível e Ambiental do Tribunal de Justiça de Goiás, foi estipulado o valor prévio de indenização de R$ 1 mil e multa diária, não definida, em caso de reincidência. A decisão foi há duas semanas. Mas Lenia não é de ficar calada e falou que "na prática, o governador emprega a Justiça para fazer censura prévia".

Este caso teve início ainda no ano passado, quando Lenia divulgou uma foto de um grupo que pedia ao governador para deixar o cargo. Na época, o escândalo da “Máfia dos Caça-Níqueis” repercutia na CPI do Senado. E Lenia tem uma justificativa para defesa: "Eu não criei, só compartilhei a foto", diz a estudante.

Lenia agora se prepara para recorrer da decisão judicial. A estudante de jornalismo anda dizendo que se sente como o blogueira cubana, Yoani Sánchez. E diz: "Assim como em Cuba, o governador de Goiás não tem condições de controlar tudo e todos. Ele não aceita críticas e há outros 17 jornalistas que estão sendo processados pelo governador". Realmente existe uma lista de nomes que circula nas redes sociais. E então ela continua: "A intimidação é corriqueira, a novidade é a censura prévia".

Mas será que a Lenia ainda não entendeu que em Cuba ou no Brasil, como na Venezuela ou Colômbia, ou ainda todo e qualquer país que tenha esses “companheiros camaradas” no governo, existe sim, a tal da censura prévia, que é o mesmo que falar: “escreve o que eu quero ou então não vai publicar”.

É hora de dar um basta nesses governantes que tem a mesma cara, embora queiram se mostrar com outra.

2 comentários:

Jorge Coutinho disse...

A censura à imprensa é um dos mais baixos gol´p-es que um governo ou político pode aplicar no povo. Ela não fere só o jornalista, mas fere muito mais o povo que fica sem a informação verdadeira.
Mas isso será sempre assim, porque todos que viram governo estão sempre culpando os jornalistas, os mesmos que deram espaços para que os safados se elejam.
São Paulo

Julia M. disse...

Boa noite.
Trabalho no Instituto Moreira Salles e temos conosco uma parte do acervo de Carolina Maria de Jesus. Sabemos de um filme da tv alemã dirigido por Gérson Tavares. Seria você o diretor? Gostaríamos de saber mais detalhes sobre o filme e sobre direitos autorais, pois, como em 2014 a escritora faria 100 anos, pretendemos homenageá-la em seu centenário. Meu e-mail é julia.menezes@ims.com.br. Obrigada pela atenção. Julia