segunda-feira, 24 de dezembro de 2012








História de Natal







Gerson Tavares   






Terá nascido o Menino Deus em 25 de dezembro do ano 354? Existem muitas versões, mas nenhuma que coloque o nascimento do Filho de Deus Pai em dúvida. Um dia ele nasceu para salvar a humanidade e isto é uma certeza. É bem verdade que uma grande parte dessa humanidade até hoje não saiba aproveitar essa oportunidade, mas aí a culpa não é do Menino, que nasce de Maria sob as graças do Reis dos reis.

Entre tantas estórias, uma que parece incrível, coloca a escolha desta data, 25 de dezembro em dúvida quando dizem que a escolha desta data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus.

Dizem que os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro para tornar “cristã” aquela data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez naquele ano 354. A festa pagã era chamada de “Natalis Solis Invicti”, que quer dizer "nascimento do sol invencível".

Era uma homenagem ao deus persa Mitra, muito popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa e ele costuma acontecer próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25. Dizem então que origem da data é esta, mas será que Jesus realmente nasceu no período de fim de ano? Os especialistas duvidam.

"Entre os estudiosos do Novo Testamento e das origens do cristianismo, é consenso que ele não nasceu em 25 de dezembro", afirma o cientista da religião Carlos Caldas, da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Na Bíblia, o evangelista Lucas afirma que Jesus nasceu na época de um grande recenseamento, que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistar. Só que, em dezembro, os invernos na região de Israel são rigorosos, impedindo um grande deslocamento de pessoas. "Também por causa do frio, não dá para imaginar um menino nascendo numa estrebaria. Mesmo lá dentro, o frio seria insuportável em dezembro", diz Caldas. Por tudo isso, o mais provável é que o nascimento tenha ocorrido entre março e novembro, quando o clima no Oriente Médio é mais ameno.

Mas dúvidas não mudam a crença e se olharmos bem o que era festejado entre 22 e 25 de dezembro, o “nascimento do sol invencível”, não existiria data mais digna do nascimento de Jesus se não o dia do “Nascimento do Sol Invencível”. Qual seria o “Sol Invencível” senão o “Filho do Pai Eterno”?

Que 25 de dezembro seja sempre o dia do maior acontecimento do mundo cristão. Feliz Natal, e que este 25 de dezembro perdure por 365 dias de muitas alegrias. Que a felicidade e a ternura tomem conta de suas vidas até 24 de dezembro de 2013.

Volto em 7 de janeiro de 2013. Por isso, aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo. Que este ano que se anuncia seja com mais “Joaquins” na Justiça e com políticos sérios. Que os Céus façam ser possível um Brasil cheio de Graças.

14 comentários:

Guilhermina Cândida Neves disse...

O dia do Natal pode ser qualquer dia do ano. Não interessa se foi 25 de dezembro ou outro dia qualquer, mas importante mesmo será o tempo em que o espirito natalino aconteça pelos 365 dias do ano.
Que o homem seja sempre solidário e que nunca pense só nele. Chega de juízes e políticos sem moral e ética. Precisamos ter Justiça em nossos corações e nas atitudes.
Belo Horizonte

Luiz Carlos Alves disse...

Gerson, um Feliz Natal, com muitas alegrias e toda a felicidade para você e sua família. Quanto ao seu dia a dia no ato de escrever, que o Ano Novo não traga mais, tantos assuntos para seu blog, isto porque desejo que os políticos que aí estão fazendo tantas 'sacanagens', sejam todos, mas todos de verdade, presos e que paguem pelos seus 'pecados', não só pela Justiça dos homens, mas também pela Justiça Divina.
Mas tenho certeza que você estará sempre nos brindando com notícias boas, sim, porque se você escreve sobre as barbaridades da política, é para alertar aqueles que ainda podem se salvar.
Tudo de bom para nós, que ainda acreditamos num BRASIL MAIOR.
Feira de Santana - Bahia

Vilma Santório disse...

Sempre é bom amanhecer com história de Natal, mesmo quando é sobre o verdadeiro dia do nascimento do Salvador, Jesus. Não muda em nada a vida desse Deus Filho que por aqui passou para mostrar o quanto é grande o Seu Poder.
Mas tudo isso faz parte da mais bela história da humanidade. Que o Natal seja todos os dias de nossas vidas. É importante estar sempre fazendo o bem sem ver à quem. Que o Natal coloque mais amor nos corações dos homens.
Que o Natal mostre aos políticos que por tudo que está sendo feito na nossa política, o papel que sobrou para eles nessa história foi o de Judas. Infelizmente político, nos dias de hoje, virou sinônimo de traidor.
Claro que o Natal pode fazer mais limpo um coração, mas só resta saber se político tem coração.
Mas mesmo assim, Feliz Natal para o mundo.
Aparecida - São Paulo

Francisco Baldanni disse...

Se existe um sol invencível, este só pode ser o Menino Deus, aquele que veio ao mundo para salvar a humanidade.
O mundo festeja o dia 25 de dezembro, mas deveria festejar todos os dias do ano. E festejar é fazer o bem as pessoas sem querer nada em troca. Festejar é pedir perdão pelos erros e sempre procurar fazer o bem.
Por tudo isso, Feliz Natal, todos os dias de nossas vidas com todo o carinho para as pessoas que passam pelas nossas vidas, sejam elas amigas, conhecidas e até mesmo aquelas que passam só naquele momento, são merecedoras.
Que 2013 seja um ano de sucesso para todos. Que o Natal tenha a duração de 365 dias nos nossos corações.
Fortaleza - Ceará

Jussara Duarte Borges disse...

Feliz Natal e Um Ano Novo cheio de alegrias. Quer dizer, se os políticos deixarem.
Mas como para você, as misérias que os políticos nos trazem, são assuntos obrigatórios, tenho certeza que seu 2013 será cheio de razões para 'malhar'.
Que o 'Malho' continue como sempre, implacável com os 'bandidos' dos governos em todas as esferas.
Parabéns por tudo até aqui e continue sempre assim, cobrando de quem anda roubando o povo.
Pindamonhangaba

Fernanda Couto disse...

Hoje, 24 de dezembro de 2012, recebo de presente esse apanhado de informações que mesmo com todas as suas divergências nos lembram o nascimento de Jesus.
Que bom saber que alguém ainda pensa que neste dia a Paz existe. No brasil está ficando difícil de lembrar de Deus, mesmo sabendo que só ele está na defesa do povo brasileiro.
Se os políticos fossem nossos exemplos, Judas seria o filho de Deus.
Varginha - Minas Gerais

Jurema Fontes Lopes disse...

O meu dia de Natal ficou muito melhor depois que li tudo que você escreveu sobre qual dia festejar o nascimento de Jesus. Se 25 de dezembro ou 30 de junho, podendo até ser 25 de agosto, nada muda o Ser Divino que Ele é. Deus, em sua Infinita Bondade não poderia deixar passar a oportunidade de nos mandar um Salvador, por isso, quem sabe se essa dúvida da data não é mais um modo para que Ele, o Todo Poderoso, julgue os pensamentos daqueles incrédulos, que até data serve para tentar desacreditar o Altíssimo.
Feliz Natal para você, Gerson, e para todos que estão sempre lincados nessa sua 'coluna' de interpretação das notícias que muitas vezes são mostradas, mas carregadas de inverdades.
Continue sempre assim, sem medo de analisar aquilo que =fica nas entrelinhas dos discursos, entrevistas e qualquer declaração de políticos viciados que temos no cenário brasileiro.
Jaú - São Paulo

Noemi Valadares Couto disse...

Feliz Natal para todos. E que o Jesus nunca esqueça que o brasileiro precisa ser melhor olhado. Já não dá para viver sem muita fé, já que na realidade da vida está ficando cada dia mais difícil.
Que 2013, como diz você, Gerson, o ano do azar, já que treze é famoso pelo azar que de muito tempo transmite, agora ainda é o número do PT.
Realmente é muito azar para um só povo.
Santo André - Grande São Paulo

Honorato Fonseca disse...

Feliz Natal para você e para sua família, Gerson. Que este ano que se aproxima seja um Ano Novo de verdade, com melhores atitudes dos políticos, dos magistrados, que seja um ano de gente honesta no país.
Estou torcendo para que o dia 7 de janeiro chegue, não porque no dia 6 é Dia de Reis, dia de ganhar e dar presente, mas para saber o que você irá escrever por tudo que vem acontecendo nesses dias, quando o governo de loucos está tramando como enganar o povo por mais um ano.
Diadema - SP

Durval Moreira disse...

Esperamos que o Ano Novo traga algo de novo para muitos. Algo como política séria, coisa que muitos brasileiros ainda não tiveram condição de saber o que é. Algo como ética, moral e acima de tudo, VERGONHA política.
2013 com muitas alegrias e felicidade, se isso for possível com a política que hoje existe no Brasil.
Resende - Rio

Lucinda Paranhos disse...

Como será o próximo ano? Será que você vai perder o seu filão? Tá, nós sabemos que esse filão, de políticos corruptos só aumenta a cada ano, a cada mês, semana e dia que passa.
Você está garantido em seu blog, porque matéria prima não vai faltar.
Feliz Ano Novo.
Governador Valadares - MG

Reinaldo Frazão disse...

Ouvindo o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff fiquei ainda mais preocupado com o futuro do Brasil.
Ela tem coragem de falar como grande economista que procura aparentar, e fala em crescimento do país como se isso fosse assim, em um estalar de dedos.
Seria tão bom se o ano começasse com os políticos falando sério, falando verdades, mas parece que a verdade dessa gang é a que eles querem meter na cabeça do povo.
Como seria bom se a Dilma entendesse que entre os brasileiros existem cabeças pensantes, mas parece que ela pensa que todos são cabeças ocas ou então vendilhões de votos.
Cuiabá - MT

Nilton Ramos disse...

Boas Entradas. Se é que isto é possível com a política pipocando coimo está. Mas estou esperando o dia 7, a próxima segunda-feira, para ver o que vem por aí. Que 'O Malho' volte com tudo, porque a coisa está feia.
Florianópolis - SC

Marcos Valadares disse...

Ufa! Até que enfim o dia 7 é amanhã. Vamos ver o que vem por aí. As posses de condenados é uma boa para você começar o ano.
Mete o malho nessa cambada.