sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


'Nação não aguenta mais esse julgamento'

Gerson Tavares







Foi com esta frase que o presidente do Supremo Tribunal Federal e relator do Julgamento da parte maior da “quadrilha dos mensaleiros”, ministro Joaquim Barbosa, se pronunciou sobre a ideia estapafúrdia de rever os valores das multas aplicadas pelo STF aos bandidos condenados. Mas claro que essa ideia só poderia partir do revisor do processo, o Ricardo Lewandowski, e que provocou um novo mal-estar entre ele e o seu chefe direto, tanto como relator, como presidente do tribunal.

Claro está que a maioria dos ministros do STF rejeita tal proposta, que só tem o intuito de reduzir as penas dos bandidos. E foi o Joaquim Barbosa, que não deixa de mostrar que o Lewandowski quer retardar a ida para a cana dos bandidos, falou que a medida apresentada pelo revisor só iria atrasar o final do julgamento. Assim procedendo, o STF só iria arrastar o processo para o final de fevereiro, claro após o carnaval. Como a partir do próximo dia 20, o Supremo entra em recesso e só retoma os trabalhos em fevereiro e o carnaval estará “bombando”, essa quadrilha acabaria passando o carnaval na Avenida.

E foi por tudo isso que o Joaquim Barbosa deu o grito da Praça dos Três Poderes: "Eu acredito que a nação não aguenta mais este julgamento. Está na hora de acabar".

E o pior é que o Lewandowski já estava apresentando sua reavaliação das multas. E foi aí que o Joaquim Barbosa gozou perguntado se o “advogado de defesa” iria tratar de todos os 25 condenados ou só dos casos em que seu voto prevaleceu.

Como um “bom julgador”, logo ao início da sessão, o Lewandowski afirmou que reformaria seu voto em relação às multas para corrigir distorções. As sanções aplicadas somam R$ 22,373 milhões, em valores ainda sem correções. Então ele está apresentando aos colegas uma tabela propondo valores máximos e mínimos para as multas, proporcional à pena de prisão.

Claro que como exemplo ele deu logo um dos seus clientes e citou o caso do ex-presidente do PT José Genoíno que teria recebido uma multa equivalente duas vezes ao seu patrimônio. Ele foi condenado há 6 anos e 11 meses pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa, além do pagamento de R$ 468 mil.

Mas na verdade o patrimônio, não só de José Genoino, mas de todos eles, não corresponde a tudo que eles roubaram. Todos sabem que a “grana gorda” não está por aqui e muito menos nos nomes dos bandidos.

Se bem que quem aceita a ser laranja de bandido, bandido é. Aliás, também coloco no rol os “advogados de defesa”.   

4 comentários:

José Loureiro disse...

Já é hora de virarmos essa pagina manchada de 'vermelho-vergonha'. Chega de ficar buscando defesa onde ela não existe, chega de defender o indefensável.
Já é hora de pensar no povo. Na Saúde, na Educação, já é gora de pensar naqueles que estão vivendo na miséria e o governo diz que todos já são classe média.
Chega de vandalismo no governo. Se esses não podem viver de outro modo, de modo honesto,é por que chegou a hora de mudar. Mas não podemos deixar que esses ladrões fiquem soltos por aí. Cadeia nessa quadrilha que tomou esse país pelos últimos dez anos.
Recife - Pernambuco

Carla Nildes disse...

Acho que este julgamento já deu o que tinha que dar. Condenados foram, mas se o governo vai deixar que eles fiquem presos, aí já é outra estória.
Mas uma coisa ficou provada: O Brasil ainda tem homem com "J" maiúsculo.
Pinheiros, São Paulo

José Soares disse...

Se dessem oportunidade para esse Ricardo Lewandowski, ele iria empurrar por uns 20 anos esse julgamento e assim as penas não teriam mais razão de ser.
Mas ainda temos um Joaquim nesse Brasil.
Ponte Nova - Minas gerais

Guilherme Dutra disse...

Mas pelo que ouvi hoje, este julgamento ainda vai durar pelo menos até fevereiro. Pelo visto ainda vamos assisto=ir muitas tentativas de salvar os bandidos petistas da cadeia.
E com o tempo passando e a memória curta do brasileiro, corremos o sério risco dessa quadrilha continuara aí, assaltando o povo brasileiro.
Diadema - SP