quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Investimentos quase parando

Gerson Tavares








O sonho está chegando ao fim. Foi mais ou menos assim que deu para entender as colocações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, quando disse estar preocupado com o ritmo fraco dos investimentos, que foram registrados no terceiro trimestre. Esta é a quinta queda consecutiva, mas Guido também falou que o governo vai tomar mais medidas "pró-crescimento" da economia.

Entre as medidas, Mantega anunciou a prorrogação por mais um ano do PSI (Programa de Sustentação do Investimento), a inclusão de novos setores na lista dos beneficiados pela desoneração da folha de pagamento e a concessão ao setor privado dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro e de Confins, no Grande Belo Horizonte.

O PSI, que é o programa do BNDES que financia compras de bens de capital e tem hoje taxa de juros negativa, o que quer dizer, menor que a inflação, está chegando ao fim quando este ano terminar. Sua renovação era reivindicada pelos empresários sob o argumento de que só agora, com o início da recuperação da economia, eles começaram a planejar investimentos em expansão, mas isso não é coisa que importe muito ao governo.

Isso quer dizer que o programa poderá deixar de existir exatamente no momento em que as empresas vão começar a precisar mais dele para financiar a ampliação de seus negócios produtivos.

A meta, segundo o ministro, é transformar os investimentos no "carro-chefe" da economia, crescendo 8% em 2013 e 12% em 2014 e desta forma recuperando-se do desastre deste ano, quando pelo que está demonstrado, devem recuar cerca de 3%.

Mas nisso tudo, o Mantega só se esqueceu de falar como o governo vai agir em relação ao desperdício com tantos cargos que se acumulam em suas funções. Até porque mesmo com todos os problemas, mais um ministério está sendo criado para colocação de mais apadrinhados e que já entram ganhando bons salários e nada tendo o que fazer.

É assim que funciona um governo que não tem controle. 

2 comentários:

Bernardo Campos disse...

Por que os petistas não tiveram humildade e confessar que estavam seguindo a cartilha do FHC ainda do tempo de Itamar Franco? Eles não sabem nada e ficam fingindo que são os entendidos.
Podem até ser entendidos, mas aí é estoria.
Diadema - SP

Norma Das Dores Silva disse...

Ser economista é fácil, mas é muito difícil ser competente.
Quer queiram ou não, o ministro da fazenda Fernando Henrique fez uma boa dobradinha com o Itamar.
Não gosto do FH quando ele fala da maconha, mas que ele deu jeito no Brasil ninguém pode negar.
Mas o Lula sempre diz que foi o PT que resolveu o problema e agora estamos vendo o Brasil indo pelo ralo e quem foi o culpado?
Santo André - São Paulo