quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha, 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel – 21 3207-1021/1064/1580

Frase do Dia

“Ao falar sobre o direito da igualdade, da igual consideração, é preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da Justiça”.

Esta ‘oração’ fez parte do discurso de posse do ministro Joaquim Barbosa no cargo de presidente da Corte. Joaquim Barbosa poderia ter ido um pouco além se quisesse, pois a desigualdade não está na cor e sim na classe social. a desigualdade está lá atrás, quando o pobre mal tem direito a escola pública e é ali que começa a sua discriminação. Com um ensino de baixa ‘categoria’, resolveram que as crianças deveriam ser passadas de classe mesmo sem o aproveitamento satisfatório.

E assim elas vão passando de ano para ano sem o conhecimento das matérias até que chega o momento da prova para ingresso na faculdade. Aí entra em ação a ‘acomodação’.

Cotas, sempre as cotas para resolver aquele problema que veio desde a infância. Mas com é mais fácil brigar pela cota do que, por um ensino melhor, juntam-se todos, representantes das etnias, das classes e o aproveitadores políticos e ganham facilidades para o ingresso na faculdade.

O que vai sair dali, ninguém quer saber, mas o que interessa é que o ‘canudo’ já está garantido.

Por tanto, vamos aproveitar o Joaquim Barbosa para seguir um exemplo. Só com bons estudos vamos encontrar o caminho da igualdade. 

Nenhum comentário: