sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Quadrilha violou sigilo de ex-diretor do Dnit

Gerson Tavares




Vocês ainda lembram-se desse nome, tenho certeza. Já que lembram do nome, então vamos ao caso. O ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o “incrível Dnit”, Luiz Antonio Pagot, foi alvo de uma quebra ilegal de sigilo de informações cometida pela quadrilha investigada na Operação Durkheim, da Polícia Federal, quando foi afastado do Dnit em meados do ano passado em meio a denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes e teve o sigilo de informações quebrado em 5 de julho de 2012, segundo a PF.

E a violação ocorreu no mesmo dia em que Pagot foi convocado a prestar depoimento à CPI do Cachoeira. Um dos membros da quadrilha acessou dados de Pagot no sistema Infoseg, que reúne informações de órgãos públicos de segurança e fiscalização. Só funcionários desses órgãos, com uso de senhas, podem acessar o sistema.

A Polícia Federal descobriu que a violação foi feita pelo araponga de Goiânia, Manuel Xufre. Em e-mail a outro suposto integrante da quadrilha, Xufre adverte sobre os dados de Pagot e grifa: "Toma atenção com isso".

Quase no final do mês de agosto, Pagot afirmava à CPI que foram antiéticas as intermediações que realizou para obter doações para a campanha da presidente Dilma Rousseff. Ainda por informação da PF, a quadrilha também obteve dados sigilosos do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do líder do governo no Senado Eduardo Braga, do PMDB/AM, do ex-ministro da Previdência Carlos Gabas e de dois desembargadores.

Como no Brasil tudo acaba em futebol ou samba, neste caso foi o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, o Marco Polo Del Nero que virou também alvo da investigação. A operação também apontou que há indícios de que o escritório especializado em direito de família da advogada Priscila Corrêa da Fonseca, conhecida como a "rainha do divórcio", usou dados sigilosos obtidos por investigados pela PF em causas de clientes.

E já que entrou até a “rainha do divórcio”, o juiz da 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo Márcio Ferro Catapani apontou que Priscila "se vale dos serviços das 'detetives' Eliane Francisca Pereira e Sueli Ramos de Lira para obter dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas, inclusive, de pessoas que figuram em processos judiciais nos quais atua". Mas em nota, o escritório afirma que "jamais trabalhou com o objetivo de obter informações sigilosas".

Mas se Priscila em seu dia a dia trabalha com essa arma, já que na maioria dos divórcios, que são quase sempre complicados, sempre acaba procurando uma forma de descobrir dados sigilosos, porque neste caso específico, “aquilo” não aconteceu?

Acorda Priscila! Conta outra que essa está manjada.   

4 comentários:

Sandra Ramos disse...

Ladrão que rouba ladrão, tem cem anos de perdão. E nesta máxima que eles se sustentam nos lugares chaves desses governos se=m escrúpulos que já tomam o Brasil por quase 10 anos.
Nunca se viu tantos escândalos juntos em tão pouco tempo de comando.
Pobre poo brasileiro que ainda não aprendeu que é 'ele' o culpado de tudo de pior que estamos passando.
É hora de acordar, se dar um sacolejo nessa situação.
Vamos para as ruas, vamos para a luta, se necessário, mas vamos respeitar nossos filhos que precisam crescer em um Brasil de verdade.
Lages - Santa Catarina

Ivan Dumas Pereira disse...

E desde quando esses caras podem exigir que seus desmandos não sejam violados? Todos são criminosos e assim se forma uma ciranda de crimes que só mesmo com um país sem comando pode acontecer.
Precisamos urgente de governo honesto, senão vamos dar com os burros n'água.
Por favor, vamos trocar. Onde coloquei 'burros', vamos colocar analfabetos, porque de burros eles não têm nada.
Nanuque – BA

Mário Lúcio Andrade disse...

Só tem ladrão. Parece até a 'Arca do Ali Babá'.
este é o governo de quem não se preparou para ser situação.
Guaratinguetá SP

Walkiria Fuks disse...

Serpa que nem a classe de gatunos é mais aliada? Parece que todos agora estão roubando a todos. Bem, pode ser que assim o PT acabe, porque com um entregando o outro, vamos acabar com a quadrilha toda engaiolada.
Sonho com esse dia.
Londrina