quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tem gringo dando “pitaco” em assunto
que não tem conhecimento



Gerson Tavares


Quando a gente só conhece as coisas por ouvir falar, antes de dar opinião sempre é bom procurar a verdade. Lula que vai passar o comando do país para um outro presidente no dia 1º de janeiro de 2011, vai passar oito anos governando um Brasil que bem antes já estava em uma situação financeira estabilizada, graças ao “Plano Real”, aliás, tão criticado pelo metalúrgico.

Quando Itamar Franco saiu da posição de vice-presidente, porque o hoje “grande amigo” de Lula, Fernando Collor, teve que sair pela porta do fundo do Palácio, deixando o país em uma situação muito difícil, ele chamou o Fernando Henrique Cardoso para assumir o Ministério da Fazenda. Juntos tiraram o grande peso da “maldita inflação” das costas de um povo sofrido. Itamar saiu, entrou Fernando Henrique e a estabilidade da moeda permaneceu, mesmo com Lula maldizendo o “novo dinheiro”.

Depois de oito anos de FHC, Lula eleito presidente, manteve com a sua equipe econômica a política do “Real” e até hoje, os “economistas petistas” estão vivendo sobre os louros do passado, como se tudo fosse “obra” deles. E foi graças à geração do Real que o Brasil passou com certa tranquilidade pela crise global de 2009.

Mas como mentiras muitas vezes repetidas acabam virando verdades, um artigo no diário espanhol "El País" avalia que, qualquer que seja o vencedor das eleições de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sairá, simbolicamente, vencedor no pleito. Esta análise, assinada por um correspondente do jornal aqui no Brasil, discorre sobre os dois principais pré-candidatos na disputa, tanto Dilma Rousseff, candidata do Lula, como o tucano José Serra, da oposição, se eleitos, “seguirão o caminho” de Lula. Em sua ignorância em relação à política brasileira, o correspondente Juan Árias escreve: “A partir do próximo dia 1º de janeiro, o Brasil será um Brasil sem Lula. O que acontecerá? Nada”.

Mas para conhecimento de Juan e de outros correspondentes que não conhecem a fundo a nossa política deixo um recado: “Nem tudo que reluz é ouro”. O brasileiro recobrou sua auto-estima bem antes do governo petista. Tudo que ai está só virou realidade com o “Real” que Lula tanto criticou.

Nenhum comentário: