sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

E o “Zé Doidão” apareceu



Gerson Tavares
Ontem, quinta-feira, ante-véspera de carnaval. Como hoje, muitos já estavam deixando a cidade em busca de tranqüilidade e outros já estavam na folia, antecipamos o nosso encontro da turma e lógico, não poderia faltar o grande “Zé Doidão”. O encontro, como sempre, aconteceu ali no bar do Domingos, na Rua do Acre, pertinho da Praça Mauá.

E o meu amigo “Zé” resolveu aproveitar para me deixar por dentro daquilo que irá acontecer nos dias de carnaval, lá pelas bandas do seu reduto, o Lote XV.

Hoje tem ensaio geral da Escola de Samba “Desunidos do Lote XV” e o Zé, como presidente de escola, cuidadoso que é, vai passar em revista as passistas para ver se elas estão “com tudo em cima”. Também vai aproveitar o ensaio para ver se a escola está com o samba enredo na ponta da língua. Como compositor do samba, ele sabe que a escola tem que levar o samba pela passarela com muita força para levantar a arquibancada. E além de presidente e compositor, o grande “Zé Doidão” ainda é o interprete do samba enredo que diz muito bem o que o enredo do carnavalesco pede: “Quando Luiz XIX entregar o cetro, uma rainha da pesada poderá destruir o mundo”.

O carnavalesco da escola, que por acaso também é o “Zé Doidão” se diz muito feliz com o resultado do enredo. Quando ele pensou em falar de Luiz XIX, ele não esperava que os foliões fossem entender a razão do tema. Mas todos entenderam e hoje ele já pode ter certeza que o desfile será uma tremenda “esculhambação”.

A ala “Os gatunos” que representa um “congresso” de marginais, é um dos grandes trunfos dentro do enredo. Grandes autoridades da capital, entendendo a importância do samba, para dar maior autenticidade estarão integrando a ala. Na comissão de frente treze políticos estarão representado a corte de Luiz XIX. Lá no alto do carro Abre alas vira a primeira dama da escola com sua fantasia de “Perua Louca”.

E foi aí que o “Zé Doidão” viu que já estava falando de mais sobre os segredos que os adversários estão querendo detalhes e resolveu colocar um fim na explanação.

E para fechar com “chave de ouro” o assunto, “Zé Doidão”, do alto de sua sabedoria soltou: “E isso ai amigão... Quer saber mais? Vai até ao Lote XV no domingo e veja ao vivo o ‘maior espetáculo da terra’. Tenha certeza que Sapucaí já era”.

Depois dessa, a “loura gelada” rolou pela Rua do Acre até a Pedra do Sal até de madrugada.

Este é o "Zé Doidão”. Um “simplório”.

Nenhum comentário: