quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Lula precisava ler

Gerson Tavares

Pensei muito antes de escrever sobre a crônica do Fernando Henrique Cardoso publicada no domingo na pagina 12 do jornal “O Globo”. Li e reli a crônica, mas só depois que a Dilma Rousseff resolveu responder, foi que achei por bem dar a minha opinião.

Fernando Henrique começa com um titulo muito feliz: “Sem medo do passado”. E foi ai que comecei a pensar: “Será que o Lula não tem medo do passado?”. Eu tenho minhas dúvidas, mas como quem tem que pensar no futuro é ele, deixo para lá.

Diz o FH que Lula está passando por momentos de euforia que o levam a inventar inimigos e a enunciar mentiras. Diz que Lula está vivendo uma guerra imaginária e que para vencer a luta, distorce tudo que aconteceu no governo antecessor.

Realmente, quando o Lula deixa claro que se a oposição vencer as eleições muitas “esmolas” que o seu governo distribui serão “finalizadas”, é o mesmo que falar: “Votem na Dilma ou então vocês vão perder todas as “benesses” que ‘eu’ dou”. Desculpem-me aqueles que são simpáticos aos movimentos de “dou ‘Bolsa Família’ e você me dá o seu voto”, mas o Lula faz exatamente isso.

E o FH fez uma análise sobre tudo que tem acontecido e falou sobre coisas que também sempre falo. Lula fala da estabilidade do Real, como se ele fosse o dono da idéia, esquecendo que ele foi um dos principais adversários da nova moeda. Ele fala como se ele fosse o presidente da República da época e o ministro da Fazenda fosse alguém do seu staff.

Mas para sua infelicidade o FH foi o ministro do Itamar Franco quando da implantação do “Plano Real”. E se hoje o país está livre de qualquer crise é exatamente porque as pessoas que formam a equipe econômica do atual governo, até por falta de outra “idéia”, seguiram os passos do governo passado.

E a crônica do FH seguiu por meia pagina do jornal e ali, Lula, se é que já aprendeu ler jornal, poderá aprender muitas coisas que em sete anos ainda não aprendeu.

Outra coisa: “FHC não tem culpa de ser letrado”.

Nenhum comentário: