segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nova regra para venda de remédio entra em vigor



Farmácia agora só com atendente


Novas regras para a comercialização de medicamentos no Brasil entraram em vigor na quinta-feira, mas como nem tudo é feito para ser respeitado, as grandes redes de drogarias têm liminares que as liberam de cumprir as principais determinações. Elas correram na frente e ganharam, com decisões judiciais provisórias, o direito de não cumprir a “lei”.

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que estabelecimentos farmacêuticos coloquem medicamentos que não precisam de prescrição médica, pelo lado de trás do balcão, fora do alcance do consumidor. Esta medida vale para analgésicos e antitérmicos, por exemplo.

Entendo que esta medida poderia servir para garantir à população que nenhum medicamento foi colocado ali por algum indivíduo mal-intencionado entre os medicamentos legítimos. Poderia ser um modo de evitar que num mundo tão perigoso em que vivemos, pessoas desavisadas sejam atingidas.

Mas para não ter que colocar funcionários para este serviço, as grandes drogarias resolveram apelar para a “Justiça injusta brasileira”.

Nenhum comentário: