quinta-feira, 22 de janeiro de 2009



Candidatura Sarney enfraquece PT e fortalece Lula, diz Dirceu


Este olhar de José Dirceu é um perigo



SÃO PAULO – Ele saiu da Casa Civil por causa de um grande escândalo, mas que por culpa da memoria curta do brasileiro, já está no esquecimento. Ele também foi deputado federal do PT de São Paulo e foi cassado. Mas isso não o proibe de continuar dando seu “pitaco” na política como se fosse o grande nome do país. Agora, com a indicação do ex-presidente e senador José Sarney (PMDB-AP) como candidato à presidência do Senado, José Dirceu afirmou ontem, em seu blog, que a eleição do peemedebista, que disputa contra o petista Tião Viana (PT-AC), não enfrentará barreiras por parte do Executivo, consolidando-se como fato consumado. “Não que o PT, legitimamente e até porque há precedentes, não possa concorrer com Sarney, mas porque falta apoio, começando pelo governo, que dá sinais claros que não quer uma disputa no Senado e que prefere o ex-presidente à disputa, até porque esse tem dado mais do que provas de fidelidade ao governo”.

Dirceu ainda diz que Lula sairá ganhando com a disputa, assegurando o PMDB como aliado na candidatura da ministra Dilma Roussef à presidência da República em 2010. “Sua eleição (no caso de Sarney) fortalece o grupo peemedebista que apoiaria em 2010 a candidatura presidencial de Dilma Roussef e a aliança com o presidente Lula”. Porem Dirceu fala também, que o PT sairá enfraquecido dessa disputa, uma vez que o partido tem cada vez menos espaço na administração de Lula. “Nos últimos três anos, pela necessidade de compor uma maioria segura na Câmara e no Senado, o governo cedeu espaços na máquina federal para os partidos da base aliada, em prejuízo da participação do PT”.

Aí é que Dirceu mostra que continua maquiavélico ao sugerir que o PT imponha a sua força frente a Lula, e não dependa do governo em suas realizações. “Fica claro que o partido tem que cuidar de si mesmo, eleger em 2010 e sempre, uma bancada para a Câmara e para o Senado que imponha sua força e não dependa exclusivamente da força do governo”.

O “terrorista” Dirceu mostra a sua cara e não demora muito, está mandando de novo.

Nenhum comentário: