quarta-feira, 7 de maio de 2008

Corrupção e Pobreza, novo parâmetro para “Grau de Investimento”




Gerson Tavares


Uma verdadeira festa aconteceu em Brasília, quando do anúncio do Brasil receber o “Grau de Investimento”, da agência S&P. Lula comemorou como se o Brasil fosse hoje a maior potencia do mundo. Foram palavras do presidente: “O país vive um momento mágico e será visto agora como um país sério”. Tudo isso aconteceu na semana passada, um mês depois do Peru receber este mesmo título. Não sei não, mas pelo que se vê nos dois paises, essa turma que distribui títulos só olha uma minoria, mas bota minoria nisso.


É bom lembrar que tanto no Peru como aqui no Brasil, a corrupção, o desemprego e a pobreza estão presentes na realidade do povo. É bem verdade que lá no Peru, a popularidade do presidente Alan García está em baixa, mas aqui, com “bolsas famílias” da vida e com as pesquisas geralmente voltadas para essas áreas, Lula ri de orelha a orelha. Só não sei se rindo “para o povo” ou “do povo”. Só sei que lá no Peru e aqui no Brasil, uma grande maioria está passando fome. Lá como aqui, uma linha, nem sempre imaginária, divide as cidades entre os poucos, muito ricos e os muitos, quase ou totalmente miseráveis. De um lado desta linha, os nababos vivem em suas belas mansões e do outro, barracos inabitáveis servem como “casas” para uma população cada vez maior, disputando alimentação em vazadouros de lixo. As favelas se transformaram em verdadeiros guetos de miséria absoluta.



Como seria bom se esses distribuidores de títulos olhassem melhor antes de premiarem países como Peru e Brasil. Esses países não são formados somente por essas riquezas ostentadas pelos ricaços e mostradas com desdém por esses “falsos riquinhos” da nossa política. E dando o Brasil como exemplo, ele é um país principalmente formado por uma maioria de um povo que não tem onde morar, não tem educação, não tem saúde, não tem comida e não tem a quem recorrer.



Mas como seria bom se o senhor presidente entendesse que o povo não precisa de títulos e sim de um governo honesto e uma sociedade sólida.

Nenhum comentário: