terça-feira, 27 de maio de 2008

Banqueiro dá nota 10 para Lula.
Mas que vantagem...


Gerson Tavares


O Banco Itaú, o segundo maior banco privado do país, é comandado por Roberto Egydio Setúbal. Como presidente de uma “casa de fazer dinheiro”, Setúbal é um defensor entusiasmado do capitalismo e do liberalismo econômico. Quando se fala em banco e governo, o cidadão comum sente um certo temor, porque sempre que estamos em tempos de negociatas, só os bancos levam vantagens.

Setúbal em entrevista à revista “Época”, onde aparece em foto ostentando um largo sorriso, dá nota 10, “nota dez”, ao presidente Lula. Vendo a reportagem, eu pergunto: Será que o Roberto Egydio Setúbal, não sendo presidente do Banco Itaú teria “coragem” de dar nota 10 para o Lula?

O “careta” disse que banco não é o melhor negócio do mundo e deu como exemplos os setores de mineração e siderurgia que têm apresentado resultados muito mais elevados. Os bancos estão em sexto ou sétimo lugares, mas as pessoas teimam em falar que é um bom negócio. Só esquece o dono do Itaú que o negócio de metalúrgica, siderúrgica ou ainda outro qualquer negócio que não seja banco, é sempre um negócio de risco enquanto banco, é sempre um negócio de “fazer dinheiro”.

Por isso, Setúbal dá nota 10 ao Lula. Ele tem garantido que enquanto Lula estiver lá, coladinho com os banqueiros, não haverá o menor perigo para aqueles que podem dispor de “muito dinheiro” para comprarem a tranqüilidade e ficarem cada vez mais ricos.

Você quer saber Roberto Setúbal? “Quero ver você rir assim, de orelha a orelha, sem dinheiro no bolso”.

Nenhum comentário: