quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel 21 25066021/ 25066064



Petrobras tem poço sem fundo





Gerson Tavares

Quando a Petrobras avisa que descobriu mais um poço de petróleo eu já fico preocupado porque logo adiante vem mais um rombo nas finanças do país. O petróleo é nosso, mas o lucro é só de uma meia dúzia.

Agora mesmo, mostrando que a estatal não está nem aí para as decisões e acordos firmados com o Ministério Público e com o próprio governo federal, a Petrobras está a cada dia aumentando mais o número de “funcionários terceirizados” em seu quadro. E para ser ainda mais agressiva a atitude dos chefões da estatal, estão usando a mão de obra desses terceirizados em atividades estratégicas, fato que esbarra de frente com a lei.

A Petrobras tem hoje um quadro fixo de funcionários de carreira na casa dos 81 mil empregados, mas em contrapartida tem mais 291 mil como terceirizados que estão atuando em funções estratégicas e de alto risco. Nessa situação estão aqueles que trabalham como fiscais de prospecção de petróleo nas plataformas, embora conste na Constituição que só funcionários concursados podem executar tais atividades.

Cerca de 80% de toda a equipe de trabalho, que não é concursada, está nesta situação irregular, isto segundo o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal de Contas da União. E como a Petrobras teima em não regularizar a situação dos terceirizados, procuradores do Ministério Público requereram um mandado de busca e apreensão na sede da Petrobras para obter os registros dos terceirizados.

E a Petrobras está tão segura da impunidade que mesmo com a Justiça determinando o repasse dos dados, a estatal recorreu. Pelo menos para ganhar tempo de arrumar uma “mutreta”, já que o ministro do Trabalho mesmo, até agora nada falou sobre o assunto.

Mas como nada é tão simples assim, auditores do TCU encontraram também algumas irregularidades em licitações, contratos, obras e serviços em execução pela Petrobras que somam a “mixaria” de R$ 4 bilhões. aliás, neste parte quem tem que falar é a polícia já que estamos tratando com ladrões.

O pior de tudo é que para mudar alguma coisa, só daqui a quatro anos, mas isso se o povo vai aprender a votar.

Um comentário:

Anônimo disse...

DO MODO COMO A COISA VAI, COM TROCA DE GARGOS POR VOTOS NO CONGRESSO, A PETROBRAS E TODAS AS 'BRAS' QUE EXISTEM VÃO TER QUE RESERVAR MUITOS E MUITOS CARGOS DAQUI PARA A FRENTE.

O BRASIL ESTÁ A BEIRA DA BANCA-ROTA PARA AGUENTAR TANTOS VAGABUNDOS GANHANDO MILHÕES, ENTRE OS SALÁRIUOS E OS ARRANJOS.

VALDELICE FILGUEIRA
SÃO PAULO