quarta-feira, 14 de maio de 2008

Pac tem pai e mãe, mas o Hospital do
Fundão está orfão e abandonado


Gerson Tavares



Enquanto os governantes estão preocupados em fazer comício para colocarem seus “companheiros” nas prefeituras na próxima eleição, um dos maiores hospitais federais do país está agonizando. A direção do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, mais conhecido como Hospital do Fundão, suspendeu a realização de transplantes e está diminuindo o número de leitos para atendimento de pacientes, por desabastecimento.

Este hospital, que é referência nacional em procedimentos de complexidade, tais como transplante de fígado e até de pâncreas, é vinculado ao Ministério da Educação e ao Sistema Único de Saúde. Pois bem, este hospital que é vital par o atendimento de pacientes que dependem desses procedimentos, está passando por um processo de endividamento e sucateamento. Todos esses problemas são atribuídos à falta de repasse de verbas por parte do município e ao não reajuste do orçamento em 2004.

O Hospital do Fundão vive da prestação de serviços ao SUS, não tendo orçamento próprio. O hospital recebe por uma tabela estabelecida no ano de 2004, mas esquecem os senhores governantes que tudo é pago com valores de 2008. Com isso, uma dívida cresce a cada mês e agora já está na casa dos 10 milhões de reais. Esses senhores governantes esquecem que as necessidades acadêmicas e assistenciais crescem e a cada dia geram necessidades de pessoal e que são assumidas pelo hospital.

Mas enquanto tudo isso está acontecendo naquele hospital que sempre foi a tábua de salvação para muitos, os governantes estão preocupados em fazer comícios para inaugurar obras do Pac. Esse sim, tem mãe e pai, e o “Fundão” morre aos poucos por falta de vergonha dos governantes. O Lula esteve no Rio fazendo comício esta semana e foi incapaz de procurar saber o que é necessário para salvar o “Fundão”. Lula não pode nem falar que o problema é da prefeitura e tirar o peso do seu governo, porque além da prefeitura, também o Ministério da Educação, que é federal, é culpado e mesmo que se assim não o fosse, o presidente da República tem a responsabilidade de zelar pelo povo.

Presidente Lula! Acorda. Pare um pouco de falar no “filho” da Dilma, pare de badalar pelas “inaugurações” das suas obras eleitoreiras e de só pensar em eleger seus “companheiros”. Pense que o povo está morrendo. Pare de falar que não quer o terceiro mandato, porque você será o maior culpado se o “Fundão” sucumbir pelos desmandos de todos vocês, “politiqueiros de plantão”.

Nenhum comentário: