sexta-feira, 10 de julho de 2015

MODA CENTER EM PERIGO

Gerson Tavares
 
A indústria no Brasil é muito variada e não tem como destaque um determinado ponto do país. O “Moda Center”, que como exemplo ontem falei, é um importante polo-têxtil do agreste pernambucano e os jeans comercializados no Moda Center, produtos industrializados naquele Estado, necessitam de água para lavagem do tecido.

Por isso, diz Edilson Tavares, dono da “Mamute”, que fornece peças para grandes redes do Nordeste e do país: ”À crise econômica veio se somar a falta de água”.

E quem quiser saber a verdade sobre a situação, não precisa ir longe, porque instalada na mesma rua da “Mamute”, a “Rone Jeans” está passando por drama igual. “Estamos pensando seriamente em demitir já. Mesmo sem água e produção menor, nossos estoques estão abarrotados de roupas que saem de moda rapidamente”, é o que diz José Ronaldo Silva, dono da empresa que tem em seu quadro 75 funcionários.

O chamado Arranjo Produtivo Local na região próxima a Caruaru gera 150 mil empregos diretos em 18 municípios e movimenta cerca de 700 milhões de peças por ano em artigos de moda.

Em Santa Cruz do Capibaribe, onde funciona o Moda Center, com 120 mil m² de área coberta para revenda de roupas, lojistas falam em “colapso” de vendas por conta da economia em geral e pela falta de água na região.

Nivaldo dos Santos Costa, revendedor do Moda Center, diz que suas vendas e faturamento mensal de cerca de R$ 8.000 caíram até 50% desde o final do ano passado. A sua vizinha, Lucinete Sobral, reclama que os custos de fabricação subiram com a inflação, mas que não teve condições de repassar as remarcações aos preços finais. Até agora, pelo menos esses dois brasileiros, já se arrependeram de um dia ter votado em Dilma Rousseff.

Então é bom lembrar que tudo isso só pesa no povo, pois a Dilma ou outro qualquer politiqueiro não está nem aí para o que acontecer possa. 

As cidades da região vivem basicamente de empregos públicos, repasses da Previdência do governo federal e de programas como o projeto “Bolsa Família”, que chega a atender a mais de 30% das famílias em alguns municípios. E com “Bolsa Família”, essa “quadrilha” que está tomando conta do Brasil sabe que pode roubar à vontade que os poucos eleitores sérios não conseguirão vencer eleição alguma.

Por tudo isso, você que é brasileiro e quer o bem para sua família, vote com honestidade e vamos à luta. Se necessário for, vamos pegar nas armas e acabar de vez com essa “quadrilha” que está montada lá no Planalto.

“Só tem LADRÃO!”.

Nenhum comentário: