quinta-feira, 27 de março de 2014

Lá vem a Petrobras descendo a ladeira...



Petrobrás cai de 12ª para 120ª

em ranking de maiores empresas

Gerson Tavares
 







O bom baiano sabe o que canta e quando ele diz que alguma coisa vem descendo a ladeira, todos sabem que não há quem segure. E este é hoje o caso da Petrobras, a empresa petrolífera brasileira que já deu muito orgulho ao povo brasileiro. E esta descida que acontece nos dias de hoje está na página do jornal “Financial Times” na internet, onde está publicada a reportagem do dia 21, sobre a perda de valor de mercado das empresas de países emergentes.

Lá está destacado o tombo da Petrobrás e a publicação mostra o valor de mercado da estatal brasileira que despencou e assim, aquela empresa que já foi a 12ª maior empresa do planeta há cinco anos, caiu literalmente para o 120º lugar atualmente.

No texto está muito bem escrito: "Uma das maiores quedas foi da Petrobrás, a empresa petrolífera estatal brasileira. Cinco anos atrás, era a 12ª maior empresa do mundo pelo valor de mercado. Um ano atrás, era a 48ª e hoje é a 120ª maior, com um valor de mercado de US$ 76,6 bilhões". E para piorar a imagem brasileira no mercado, o “Financial Times” fez um levantamento e depois de tudo muito bem analisado, coloca lá que entre as 100 maiores empresas do mundo há apenas 11 emergentes, mas nenhuma delas é brasileira.

E continuou a reportagem postando: "Hoje, não há nenhuma empresa emergente no Top 10 (de valor de mercado do mundo) e apenas a Petrochina permanece no Top 20". Então coloca que a estatal chinesa do petróleo é a 16ª maior companhia com valor de mercado do mundo e para mostrar que os de olhos rasgados “têm a força” diz ainda que entre as demais emergentes, praticamente todas são da China: ICBC (22º), China Mobile (31º); China Construction Bank (36º); Tencent (43º); Agricultural Bank of China (51º); Bank of China (62º); China Petroleum (80º) e Sabic (87º).

Mas como até na hora de cair, as empresas do governo petista precisam de apoio, além de a Petrobrás deixar de figurar entre as 100 maiores, também tombaram o banco Itaú Unibanco, a colombiana Ecopetrol e a mexicana América Móvil.

Parece que o problema está deste lado do mundo. Lembram que o Lula certa vez falou que a miséria não iria atravessar o Atlântico? Pois é, não atravessou mesmo.


Ficou do lado de cá!  

Nenhum comentário: