segunda-feira, 22 de novembro de 2010



Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel 21 25066021/ 25066064




Quem matou Celso Daniel?


Gerson Tavares


Oito anos se passaram até que alguém sentasse no banco dos réus no caso do assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel. Até aí nada demais, afinal, a Justiça é muito lenta sempre. Mas neste caso além de muito lenta, outras coisas aconteceram para que demorasse o tempo que demorou.

Quando do crime, crime que revoltou não só os munícipes de Santo André, mas a todo cidadão que sentiu que ali estava mais um caso de “crime político”, todos sabiam que o Celso Daniel não havia morrido à toa. Por trás daquele crime muitos interesses estavam em jogo. O seu “auxiliar”, Sergio Gomes da Silva, mais conhecido como “Sombra” estava comandando uma “caixinha” entre as empresas de ônibus no município para garantir dinheiro para a campanha de Lula à presidência.

Celso Daniel estava cotado para ser ministro, caso Lula se elegesse, mas ele era contra aquela “sacanagem” com as empresas de ônibus. O sombra tinha ligação com José Dirceu e todos sabem que o Zé “Golbery” não perdoa. Sendo assim, quem se colocar no caminho da “roubalheira” tem como destino a “vala”.

Mas com a investigação correndo, as tramas do crime foram sendo descobertas e com isso, a “vala” tinha que ser ocupada por mais alguém, além do Celso Daniel. Depois de iniciada a investigação, mais sete pessoas que tinham vínculo com o caso, foram morrendo, uma a uma.

Mas o julgamento de alguém tinha que acontecer um dia para servir como uma “satisfação” a opinião pública. Como os mortos foram aparecendo, restava um desaparecido para pagar pelo “pato”. E na quinta-feira foi julgado o único “sumido” sem cadáver do caso, o Marcos Roberto Bispo dos Santos, o Marquinhos, que está desaparecido e foi condenado a 18 anos de cadeia.

É aí então que eu resolvo fazer algumas perguntas. E o Sombra que estava com Celso Daniel no momento da “abordagem”? Se o Marquinhos que dirigia o jipe é culpado, por que o Sombra não é? Será que é pelo fato de sua ligação com a cúpula do PT? Será que ele é tão chegado assim ao Zé Dirceu e ao Lula? E onde se escondeu esse Marquinhos que ninguém mais viu?

Mas, olhando uma “bola de cristal”, o meu amigo “Zé Doidão” me grilou com uma interrogação. “Será que esse tal de Marquinhos não é um oitavo morto, que por interesse dos ‘chefões da máfia petista’ não teve o seu cadáver encontrado para ser julgado à revelia e assim acabar com o caso Celso Daniel?”

E foi pensando nessa interrogação que eu fiquei ainda mais preocupado. Até onde poderá chegar essa “ditadura democrática do PT?

Nenhum comentário: