terça-feira, 12 de janeiro de 2010

FAB entrega os pontos

Grispen NG foi o avião
escolhido pela FAB,
mas Lula “bateu pé”
e o Rafale venceu

Parece até mentira que isto esteja acontecendo nos dias de hoje, mas quando o regime é ditatorial, quem manda é o ditador e os outros tem mais é que entregar os pontos. Foi isso que aconteceu agora, quando o ditador Luiz Inácio da Silva decidiu que a França, em uma troca de favores, será a fornecedora dos “caças” para a FAB.

O conteúdo do novo relatório, que foi modificado por pressão do Lula, aponta o avião francês Rafale como o melhor. O 'novo' relatório final do Comando da Aeronáutica sobre o projeto FX-2, que envolve a compra de 36 caças é um negócio estimado em R$ 10 bilhões e agradou ao Palácio do Planalto. O documento indica que as aeronaves Rafale, da companhia francesa Dassault, e os F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, contam com características técnicas e militares superiores aos Gripen NG, da sueca Saab. O Ministério da Defesa confirmou a entrega do parecer, que tem 390 páginas. Um colaborador direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teve acesso ao documento.

Só que os especialistas da FAB haviam indicado no “verdadeiro” relatório o Gripen NG como o melhor, mas como quem manda é o ditador, ficou o dito pelo não dito. Ao caça Rafale, que é o preferido de Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a Aeronáutica reservara o terceiro e último lugar, em função especialmente de seu custo mais elevado.

Mas não podemos esquecer que os 20% também são bem mais vantajosos.

Nenhum comentário: