quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Lula nunca sabe de nada




Gerson Tavares



Como sempre ele diz, “não sei de nada”. Esta frase já foi dita milhares de vezes por Lula e já tem até seguidores, como Sarney, Arruda e tantos outros “safardanas” que estão tomando conta da política brasileira.

Mas desta vez o Lula extrapolou todas as medidas e depois de assinar o “Programa Verdade” para mandar ao Congresso, como houve uma grita geral, ele fingiu que não sabia de nada e agora monta um esquema para sair de “bonzinho” da confusão.

O decreto que de verdade só tem a vontade de prender os vencedores da “guerrinha” de 64, encontrou barreira em todas as áreas e dentro de todos os seguimentos. Quando falaram em julgar os militares, Jobim “saiu no braço” com o Paulo Vannuchi. Jobim se colocou do lado dos militares e Vannuchi quer pisar na goela daqueles. Ai Lula chegou e disse que a coisa não é bem assim e tenta amenizar o clima, mas logo aparecem os defensores do aborto e a igreja se coloca contra. Lula que inclusive está devendo favores a CNBB por todo o apoio que sempre recebeu, falou que vai voltar atrás, mas ai vem a Nilcéa Freire, que é secretária de Política para Mulheres, é insiste na inclusão e que fique tudo como antes no projeto.

A briga com a igreja não é só pelo aborto, mas também pela “expulsão de campo” que o projeto faz com os símbolos cristãos. O Zé Doidão falou, Lula sabe que se tirarem da parede a cruz, ele corre o risco de tirarem o seu retrato, mas já existe gente que diz que, como esta cruz não é benta, vai ser ruim de tirar. Afinal, ele e uma “cruz pesada” que o povo vai ter que carregar pelos oito anos de seu mandato.

Mas como o decreto da “verdade” só foi criado para criar polêmica, uma delas é a de incorporar sindicatos em ações de licenciamento. Existe uma grande divergência entre a CUT e a Associação de Industrias de Base sobre o assunto. Lula já foi “pelego”, mas sabe que precisa dos empresários e só duas linhas do projeto poderão fazer com que ele perca grana para a campanha da “mala do ano”, Dilma Rousseff. Mas e se mexer, será que não vai criar problema com os “companheiros”?

Agora ainda vem essa cambada de “safardanas” que cria ONGs para faturar, que ameaça denunciar governo à OEA se o programa for modificado. Isto tudo sem falar na briga do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, com Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário e que já tirou o Lula do prumo.

Depois de tanta confusão, para ganhar algum tempo para negociações, Lula resolveu assinar um novo decreto “Verdade” enquanto procura saber o que fazer com essa mentirinha a mais.

É por isso que eu digo: “Pega na mentira!”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa tal 'VERDADE' é mais uma mentira daqueles que querem levar vantagem com o passado. Lula sabe que só asim ele vai poder dar dinheiro para os 'derrotados' de
64. Até a 'companheira' do Brizola está ganhando 'pensão da ditadura'. E não é qualquer caramingua não. É na casa dos seis mil reais por mês. Assim, é mole ser amante de político.


Laura Cortez

Higienópolis -- SP