quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

“Deus me livre”


Gerson Tavares


Neste domingo que passou, chegamos ao fim do período natalino. Passados Natal e Dias de Reis, eu comecei a pensar como é injusto esse período, vendo o divisor enorme que existe entre as classes pobre e rica e, maior ainda, entre milionária e miserável, que aliás, o governo teima em dizer, que já não existe mais esta última classe.

Mas o que me levou a escrever sobre o Natal, ainda que tardiamente, foi um fato que aconteceu, onde o personagem principal é um garotinho de apenas quatro anos. Vejam como esta criança, o Matheus, pensa bem à frente de todos nós, os “sabichões”.

Na creche, na festinha de despedida do ano de 2009, muita brincadeira, teatrinho e muita música. Como não poderia faltar, entre tantas músicas, lá estavam as cantigas de Natal. Entre estas, as crianças cantavam: “Bate o sino pequenino, sino de Belém, Já nasceu Deus menino para o nosso bem”. E é exatamente ai que entra o “nosso” Matheus.

Levando a sério o seu papel de bom menino, Matheus cantava: “Bate o sino pequenino, sino de Belém, Já nasceu ‘Deus me livre’ para o nosso bem”. Depois de tudo, a mamãe de Matheus, a doutora Marta, foi até ao “filhote” e disse que onde ele cantava “Deus me Livre” deveria cantar “Deus menino”.

Pois foi ai que o pequeno Matheus se fez grande e respondeu: “Não mamãe, Deus menino e muito pequeno e Deus é grande. É Deus me Livre, porque ele é grande e nos livra de todos os males”.

Mas como seria bom se todos nós pensássemos assim. Sim por que só Deus poderá nos livrar de tantos males que nos rondam todos os dias. Quando eu vejo político escondendo dinheiro na meia e na cueca, tenho que levantar os olhos aos céus e pedir: “Deus, me livre do político ladrão”. Quando vejo bandidos envolvidos em famílias de bem, com filha participando de sequestro da própria mãe, tenho que pedir: “Deus, me livre de todos os males que rondam a gente a todo o momento”. Quando pessoas morrem nas filas dos hospitais, quando pessoas dormem sob as marquises e os governantes nada fazem, temos todos que pedir: “Deus nos livre das negociatas desses governantes sem caráter”.

E assim de “Deus me livre” em “Deus me livre”, de “Deus nos livre” em “Deus nos livre”, precisamos agradecer ao Matheus que entrou nessa parceria que já é de domínio público, para nos lembrar que Deus nunca foi menino. Que Deus já nasceu grande em sua bondade e em sua condição de Pai.
Que viva o Matheus... Que viva o Deus Me Livre!

7 comentários:

Anônimo disse...

Quando falam que Deus fala pela boca das criancinhas, não é exagero. Está ai uma prova disso. Este Matheus, talvez até pelo nome, já é um iluminado. Feliz a mãe que tem um filho que pensa grande com o 'Deus Me Livre' que ele tanto louva.


Eliane Cpoimbra Sanches

Recife- Pernambuco

Anônimo disse...

Que este Matheus sirva de exemplo para os homens que estão por ai fazendo tantas barbaridades.

Que Deus livre o Matheus dessa gente sem ética e moral.



Durval Meireles Val


Pinda- SP

Anônimo disse...

De parabéns a doutora Marta. Um guri de quatro anos que já conhece o tamanho de Deus é um sinal que nem tudo está perdido.

Gostaria muito que este exemplo fosse a base para os 'homens' que hoje são nossos mandatários.

A eleição está chegando e o povo tem que se ligar no menino Matheus e que Deus nos livre dos males que poderão vir em outubro.

Parabéns também a você por nos trazer fatos como este. Continue assim.


Sandra Walker

Porto Alegre - RS

Anônimo disse...

Ai Matheus... Falou e disse... Realmente só sendo muito grande, Deus consegue levar esse mundo.

Que Deus nos livre de todos os males e muita saúde para você.

Seja feliz e que Deus o guarde.



Iolanda Ventura Vargas


Serra - ES

Anônimo disse...

Quando lí o que você escreveu sobre o garoto Matheus, ví que os grandes homens nascem prontos.

Este é o caso deste menino que deve deixar a mãe muito orgulhosa.

Viva o Brasil que ainda tem criança bem criada assim.



Bernadete Costa Leite


Campo Grande - MS

Anônimo disse...

Ai Matheus... matou a pau... Se Deus me livre é o grande, é com quem temos que nos agarrar. Pequeno já basta essa turma da política.

Pelo visto, aos 4 anos você já um menino grande, quer dizer 'Menino Deus'.

Parabéns e que em sua vida o 'Deus me Livre' esteja sempre olhando seus passos.


Silva Maria Castro


Salvador - Bahia de 'Deus me Livre'

Anônimo disse...

As creches de hoje, já estão formando melhores homens. Ali as crianças aprendem a ver o mundo de um ângulo diferente daquele que nós viamos no passado.

Por isso, o Matheus já vê que para alguém fazer um mundo, esse alguém precisa ser grande.

Como seria bom se os nossos políticos fossem tão lúcidos como o 'guri' Matheus.

O mundo seria outro.


Silvia Maria Spanolli


Santa Maria - RS