sexta-feira, 15 de maio de 2009

MUNDO
Governo chileno submeterá
ministros a testes de droga



Michelle Bachelet vai fazer cumprir a lei

BUENOS AIRES – A lei foi feita para ser cumprida. Esta é a opinião da presidente do Chile, Michelle Bachelet, que vai submeter os funcionários públicos de alto escalão do governo, inclusive ministros e vice-ministros, a testes de drogas.

Deverão ser realizadas 600 provas para detectar substâncias como maconha, cocaína, ecstasy e anfetaminas. Esta medida vem de encontro com outras iniciativas similares aplicadas pelo Poder Judiciário e faz parte da nova Lei Antidrogas. A lei estabelece a proibição do consumo de determinadas substâncias por parte dos funcionários públicos, exceto por razões médicas.

Segundo explicou o vice-ministro do Interior, Patricio Rosende, “a ideia é contar com procedimentos que diminuam o risco de consumo de droga por pessoas que desempenham altos cargos”. Os controles serão realizados com fundos públicos por empresas privadas e os resultados só serão conhecidos pelo ministro da área e a pessoa que realizou o teste. Todo funcionário com resultado positivo no teste, para continuar no cargo terá que aceitar passar por um tratamento até sua cura total da dependência.

Nenhum comentário: