sexta-feira, 29 de maio de 2009

Estar à direita não é
o mais importante




Estando à direta, Lula não
deve ser o mais importante



SÃO PAULO – Ele é um ex-petista, é sociólogo e cientista político. O professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), Francisco de Oliveira, está provocando a turma da “boquinha”, quer dizer, os petistas.

Francisco, em entrevista ao jornal “Valor”, falou que o presidente Lula está à direita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para Chico Oliveira, como é conhecido o sociólogo, Lula está a direita de Fernando Henrique por “não recompor as estruturas do estado e não avançar na ampliação dos direitos”.

Ricardo Berzoini rebateu logo: “É uma visão profundamente equivocada. Na política você tem sempre que respeitar opiniões, mas nas categorias sociológicas da ciência política do que é esquerda e direita, no padrão clássico, é impossível concordar”, falou Berzoini.

Berzoini se preocupou quando, pensando naquilo que leu sobre estar à direita, se na política acontecer como na igreja, o Lula estando à direita de FHC, ele está a direita de “Deus Pai”.

Mas Chico Oliveira não parou ai e criticou também o Bolsa Família quando falou: “O presidente tenta se legitimar promovendo consensos que passam pela cooptação dos mais pobres. O Bolsa Família não é um direito, é uma dádiva”.

Desta vez Berzoini entendeu o recado. Bolsa Família é “esmola” mesmo, mas ele ter consciência que é uma esmola agradecida com votos.

Nenhum comentário: