quinta-feira, 28 de maio de 2009

BRASIL
Brasil foi prejudicado por
suas qualidades



Segundo ministra Ellen Gracie,
o país foi mais prejudicado por
suas qualidades do que defeitos
na disputa da OMC





BRASÍLIA – Para a ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie Northfleet, o Brasil “foi mais prejudicado por suas qualidades do que por seus defeitos” na escolha do novo integrante da corte de apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC). O cargo, pleiteado por ela, acabou ficando com o advogado mexicano Ricardo Ramirez. “O Brasil é o ‘new kid on the block’”, diz Ellen. “E isso gera resistências”.

Ministra Ellen Gracie, do STF, que perdeu a vaga na OMC para o mexicano Ricardo Ramirez, em sua primeira entrevista sobre o episódio, rejeitou a atribuição de culpa ao Itamaraty, sobre o qual pesam outras derrotas recentes em disputas por cargos internacionais. Segundo Ellen, o time do chanceler Celso Amorim “foi impecável”.

Ela ainda refuta a idéia de que lhe faltava conhecimento específico para a vaga, na comparação com o currículo do mexicano. “É um cargo de juiz. E isso eu faço há mais de 20 anos. Me preparei durante estes últimos seis meses com a seriedade necessária. Respondi a todas as perguntas que me foram feitas. Não houve nada que me embaraçasse”.

Não sei por que, mas para mim, hoje, seria bem melhor que Ellen na OMC, seria ela no lugar de Gilmar. Bem melhor e muito mais seguro.

Nenhum comentário: