terça-feira, 13 de maio de 2008

Sobe para 10 mil o número de mortos
em terremoto na China

Tremor, de 7.8 graus na escala Richter, deixa uma cifra incontável
de vítimas presas sob os escombros




CHENGDU, China – A agência Xinhua informou que o número de mortos pelo forte terremoto que atingiu a região central daChina, até a noite de ontem subiu para 10 mil. O tremor, de 7.8 graus na escala Richter, destruiu várias construções e deixou uma cifra incontável de vítimas presas sob os escombros de concreto, pedra e terra, no pior terremoto em três décadas.

Os números de vítimas vão aumentando aos poucos, mas as localidades a um raio de menos de 100 quilômetros do epicentro, em Wenchuan, já afirmaram que a devastação é imensa e os mortos nestes lugares são contados aos milhares. Os tremores também foram sentidos em regiões vizinhas, como Tailândia, Vietnã e Paquistão.

O terremoto começou às 14h28, horário local (3h28 no horário de Brasília). Sete minutos depois, um novo tremor de menor intensidade - 3,9 pontos na escala Richter - foi registrado em Pequim. Várias cidades da região centro-leste do país foram atingidas por terremotos.

Novecentos adolescentes foram soterrados com o desabamento de uma escola na cidade de Dujianyan, próxima de Chengdu, capital de Sichuan. Pelo menos outras cinco escolas desmoronaram. Informações indicavam que o local que sofreu o maior dano foi o distrito de Beichuan, também em Sichuan, onde 80% dos edifícios desabaram e entre 3 mil e 5 mil pessoas morreram - a população total é de 160 mil habitantes. Segundo o governo chinês, há registros de vítimas nas províncias de Gansu, Chongqing e Yunnan.

Nenhum comentário: