segunda-feira, 12 de maio de 2008

Jornal afirma que há laços profundos entre
Venezuela de Hugo e as Farc
Hugo Chaves tem muita coisa para explicar




WASHINGTON – Arquivos encontrados nos laptops de Raúl Reyes, líder guerrilheiro morto em março no Equador, mostram que o governo do venezuelano Hugo Chávez tem fortes ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), disse a edição do jornal Wall Street Journal na sexta-feira passada. A simpatia de Chávez pelas Farc já é bem conhecida, mas os arquivos demonstram também que a Venezuela ofereceu armas aos rebeldes, possivelmente granadas lançadas por foguetes e mísseis. O país também ofereceu às Farc o uso de um porto para receber carregamentos de armas, disse o jornal.


Agora Hugo Chávez acusa a Colômbia de ter forjado os arquivos. Bernardo Alvarez, embaixador da Venezuela nos Estados Unidos, deu uma entrevista ao jornal na quarta-feira, na qual disse: “Eles (os arquivos) são falsos, uma tentativa de pôr o governo da Venezuela em descrédito”.


Mas o jornal citou uma importante autoridade dos Estados Unidos, que teria dito que não há acordo completo entre a comunidade de inteligência sobre se esses arquivos são o que parecem ser.


Os arquivos indicam que a Venezuela planejava um esquema de segurança em conjunto com as Farc e procurou treinamento básico em técnicas de guerrilha, disse o jornal, sugerindo que Chávez estava se preparando para uma possível invasão norte-americana da Venezuela. O jornal disse que as conclusões de Washington sobre os arquivos podem aumentar a pressão para que o país declare a Venezuela uma patrocinadora do terrorismo.

Nenhum comentário: