terça-feira, 5 de agosto de 2014

Genoino tem dias descontados da pena e poderá deixar a Papuda


 DILMA MONTOU O STF

PARA SALVAR OS AMIGOS

Gerson Tavares
 






Depois que o Joaquim Barbosa deixou a cadeira da presidência do STF para os “parceiros” da Dilma, tudo pode acontecer. Por isso a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal já autorizou o desconto de 34 dias da pena do “bandido” e ex-presidente do PT, o José Genoino. Assim sendo, o condenado no processo do mensalão, que cumpre pena na Papuda, em Brasília, passa a ter direito a cumprir o restante da pena em regime aberto.

Foi a juíza Leila Cury que homologou a remissão de dias devido aos 'cursos realizados pelo condenado e ao trabalhado realizado dentro da prisão'. O advogado de Genoino, Luiz Fernando Pacheco, confirmou a decisão da VEP e afirmou que, agora, aguarda análise do Supremo Tribunal Federal quanto ao foto do “bandido” e ex-deputado cumprir pena no regime aberto.

Segundo o advogado do “bandido”, a questão é "muito objetiva" e deve ser resolvida de forma breve. E para mostrar que seu cliente tem direito, falou o Pacheco: "É objetivo: com um sexto da pena e bom comportamento, o réu tem direito a progressão de regime". De acordo com a decisão da juíza, Genoino realizou cursos de introdução à informática e internet e de Direito Constitucional. De acordo com o advogado, o ex-deputado cumpriria no final de agosto um sexto da pena, condição para a progressão de regime. Quanto a realização de cursos, ninguém sabe, ninguém viu, mas quanto ao bom comportamento, só o fato de tentar enganar a Justiça falando que é um "doente terminal", já passa ao pior dos comportamentos.

E como foi a VEP de falou, então não se discute, e foi foi exatamente ela que encaminhou ao STF a “armação bem montada". E segundo o advogado, “essa uma questão de extrema relevância, pois se refere à liberdade individual”. E ele acreditava que tudo pudesse ser organizado para a volta do recesso do Judiciário, que ocorreu no dia 1 de passado, sexta-feira da semana passada. Com a retomada das sessões e ainda com a eleição do novo presidente da Corte, tudo ficará bem mais fácil daqui para frente.

Mas se o Genoino, que até agora “só estudou” como burlar a lei para provar que é um doente terminal e consegue o direito a progressão de regime, realmente não vale a pena ser cidadão honesto neste País.


O Rui tinha razão!

Nenhum comentário: