segunda-feira, 20 de setembro de 2010



Seja Doador Voluntário de
Medula Óssea e Plaquetas
Praça Cruz Vermelha 23
Centro – Rio de Janeiro
Tel 21 25066021/ 25066064


Doe Sangue e salve vidas
Rua Frei Caneca, 8 – Centro
Rio de Janeiro
Tel 21 22999442






20 de setembro de 2010, segunda-feira.
Dia do Gaúcho

Até a metade do século passado, eram chamados de gaúchos, os aventureiros, ladrões de gado e malfeitores, gaudérios, vagabundos, homens sem lei, que viviam nos campos. No início, quando toda a atividade se resumia à extração do couro do gado selvagem, os habitantes do Pampa eram designados como guaxos, palavra que significava couro cru. Até a metade do século passado o termo gaúcho era depreciativo, aplicado aos mestiços de espanhol, português e indígena.

*Num dia como hoje, no ano de 1710, foi proibida a entrada, no Reino Português, de vinhos, aguardentes, cervejas e outras bebidas.

*Em 1896 nascia Eduardo Gomes. Filho de família rica, filho de Luís Gomes Pereira e Jenny de Oliveira Gomes, fez carreira na Aeronáutica chegando ao posto de brigadeiro. Foi candidato à Presidência do Brasil em época de política séria no país.

*No ano de 1932 o líder do movimento de independência da Índia, Mahatma Gandhi, iniciou uma greve de fome na prisão, para onde os ingleses o mandaram novamente no dia 3 de janeiro deste ano. O protesto de Gandhi é em defesa do direito de voto dos párias, indianos das classes mais baixas, nas próximas eleições legislativas do país.

*Em 1946 acontecia a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes. A Palma de Ouro só seria criada em 1955.

*No ano de 1999 a INTERFET (Força Internacional para Timor Leste) iniciou a sua entrada em Timor Leste.

*E no ano de 2008 um possível carro-bomba causou uma enorme explosão fora do hotel Marriot, na capital paquistanesa, e pelo menos 40 pessoas morreram, informou um chefe de polícia local.

Nenhum comentário: