terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lula indicado para representar
o Brasil no Oscar





Gerson Tavares



Não faltava mais nada para enganar o eleitor que estará votando no próximo domingo. A turma do PT e lógico, do Lula, apelam para tudo e desta vez usaram o filme “Lula, o Filho do Brasil”, do diretor Fábio Barreto.

Este filme, que foi um fracasso de bilheteria e que rendeu mais dor ao Fábio que mesmo sucesso, foi escolhido na quinta-feira, por unanimidade, para representar o Brasil na disputa por uma das vagas da categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2011, o prêmio mais conhecido do cinema mundial e a decisão foi anunciada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Como dizia o sábio Nelson Rodrigues, “toda unanimidade é burra”, mas neste caso especifico, a unanimidade foi rentável, já que o filme foi escolhido por uma comissão de nove pessoas indicadas pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e como tudo que é organizado pelo órgão do governo tem um bom cachê, nós, pagadores de tributos, pagamos a “unanimidade” na escolha do filme.

Entre os “contratados” para votar, lá estavam quatro membros da Academia Brasileira de Cinema, uma instituição da sociedade civil, mas que recebe verba federal, dois membros da Agência Nacional de Cinema (Ancine), dois indicados não se sabe por quem e um indicado pelo gabinete do ministro da Cultura.

Como no Brasil o filme foi um fracasso de bilheteria, só resta mesmo ao Fábio Barreto mostrar o seu filme para aqueles cinéfilos incautos que estarão correndo atrás de novidades.

A festa de entrega do Oscar está marcada para o dia 27 de fevereiro de 2011 e os filmes que vão concorrer à premiação serão anunciados no dia 25 de janeiro, mas para “Lula o filho da p..., quer dizer, do Brasil” só interessa o prêmio que ele está cabalando para 3 de outubro, domingo próximo.

O Newton Cannito, secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura disse que o filme tem grandes chances: “O Brasil está em um momento de visibilidade internacional. Isso vai somar e o Oscar gosta disso. A gente está num momento em que estão interessados em nosso país”.

E o Cannito está interessado no emprego.

Nenhum comentário: