quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Capitalização da Petrobras está engasgada




Gerson Tavares

Tudo isso nós já sabíamos, mas o povão não está nem ai para o perigo. O governo Lula sabe que a capitalização da Petrobras pode levar o prejuízo para a população, mas com a aproximação da eleição e tendo que garantir a Dilma como presidente, só enganando o eleitor.

E o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega já falou na nesta terça-feira passada, que a capitalização da Petrobras ainda está sendo "digerida" pelo mercado de câmbio, mas aproveitou a oportunidade para afastar a possibilidade de elevar, novamente, o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para investimentos de estrangeiros em ações e renda fixa no país, como aquele que aconteceu em 2009, pelo menos até as eleições.

Segundo o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o governo não vai deixar sobrar dólares no mercado. Isto porque todos sabem que a capitalização da Petrobras trazia algum risco, porque envolvia um aporte de capital externo, mas como a coisa não pode respingar na candidatura da Dilma, tudo está sendo contornado principalmente com compras do Banco Central no mercado à vista.

E assim, com o Banco Central comprando os recursos da Petrobras que ingressaram no país para a capitalização da empresa, eles dizem que tudo está resolvido, mas esperem depois das eleições.

Agora vem a garantia que a população não será afetada, mas depois das eleições, no frigir dos ovos, o povo é que irá sofrer.

Nenhum comentário: